ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS pode liberar na semana que vem 4ª dose de vacina para pessoas com 40 anos

Secretário de Saúde espera decidir sobre liberação da 3ª dose da Janssen também na próxima semana

Liana Feitosa | 17/06/2022 14:26
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra covid. (Foto: Kísie Ainoã / Arquivo)
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra covid. (Foto: Kísie Ainoã / Arquivo)

Mato Grosso do Sul pode liberar a 4ª da vacina contra covid para pessoas com 40 anos ou mais na semana que vem. De acordo com o titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Flávio Britto, a tendência de MS é que a liberação ocorra nos próximos dias.

“Nós temos estoque e na próxima semana vamos chegar a uma resolução sobre isso. O Distrito Federal e alguns estados já liberaram, então a ideia é que a gente libere também”, detalhou Britto ao Campo Grande News.

O secretário tem pressa na tomada da decisão para estimular as pessoas a completarem o ciclo vacinal. “Nosso pedido insistente é para que as pessoas se vacinem. O que impede a curva de casos e os óbitos é ter o ciclo vacinal completo”, reforçou.

Para o gestor, o que Mato Grosso do Sul vive atualmente é uma falsa sensação de segurança em relação à doença. “A covid não acabou, a doença está aí. Nós continuamos com os leitos preparados, com as unidades de saúde preparadas, mas é extremamente importante que as pessoas não pensem que a covid acabou. Usem máscara em lugares fechados, higienizem as mãos, evitem lugares fechados, principalmente nessa época que é mais propícia para doenças respiratórias”, orientou.

3ª dose da Janssen - Outra questão que está sendo discutida em Mato Grosso do Sul é a terceira dose da Janssen. Nesta semana, o Ministério da Saúde reforçou orientação, para quem tomou a dose única da Janssen contra a covid, para que tomem, além da dose única inicial, uma segunda dose de reforço, totalizando 3 doses. A orientação vale, inicialmente, para o público prioritário com 50 anos ou mais.

“Nós já estamos discutindo também essa questão. Tivemos reposição de estoque da Janssen e estamos acompanhando os estudos que falam sobre a intercambialidade de vacinas para quem tomou essa vacina. Mato Grosso do Sul sempre seguiu muito a ciência, então esperamos ter uma decisão sobre isso em breve”, prometeu.

De acordo com o Ministério, quem se vacinou com Janssen deve tomar uma dose de reforço com o mesmo imunizante ou com as vacinas da Pfizer e Astrazeneca 2 meses depois da dose única. Já as pessoas com 50 anos ou mais devem tomar o 2º reforço 4 meses depois do 1º reforço, também com imunizantes da Janssen, Pfizer ou Astrazeneca.

"As recomendações do Ministério da Saúde foram feitas a partir de estudos que demonstram que a imunogenicidade após aplicação de doses de reforço heterólogas, com combinação diferente de vacinas contra a covid-19, foi adequada e superior a esquemas sem doses de reforço", afirmou o Ministério na recomendação divulgada nesta semana.

Apelo - Britto alerta que as pessoas que chegam ao óbito, vítimas do coronavírus, são aquelas que não têm o ciclo vacinal completo ou têm comorbidade, o que reforça a importância de a população tomar todas as doses disponíveis para evitar desenvolver a versão mais grave da doença.

“As pessoas com ciclo vacinal completo não têm ido a óbito. Há aumento significativo de casos, sim, principalmente agora com a sazonalidade, mas vale o apelo que temos vários vírus circulando por aí, e essa é a primeira vez que vamos experimentar essa época do ano com essas liberalidades no uso de máscaras e regras de distanciamento. Por isso, é fundamental que todos se vacinem com todas as doses disponíveis”, apelou o secretário.

Nos siga no Google Notícias