ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, DOMINGO  01    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

MS se aproxima de mil internados por covid e Capital tem 107% das UTI's ocupadas

Estado tem maior média de mortes diárias pela covid-19; por dia, são 29 pacientes morrendo

Por Guilherme Correia | 18/03/2021 11:00
Paciente internado com problemas respiratórios causados pela covid-19 (Foto: Saul Scharmm/Governo estadual)
Paciente internado com problemas respiratórios causados pela covid-19 (Foto: Saul Scharmm/Governo estadual)

Mato Grosso do Sul quebrou novo recorde de pacientes internados por coronavírus. São 956 pessoas hospitalizadas em leitos clínicos ou de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o Estado.

A macrorregião de Campo Grande possui 107% dos leitos de terapia intensiva ocupados, sendo que maior parte (63%) são de covid-19. O excedente, de 7%, é justificado pela SES por "pacientes em leitos ainda não habilitados pelo SUS [Sistema Único de Saúde]".

Mesmo assim, o próprio secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, já admitiu que há pacientes ocupando "leitos improvisados" ou inadequados.

As regiões de Dourados (98%), Três Lagoas (93%) e Corumbá (100%) também estão em alerta crítico. Três Lagoas, inclusive, tem 78% dos leitos ocupados apenas por pacientes confirmados com coronavírus, além de 11% casos classificados como suspeitos.

Além disso, foram 31 óbitos e 1.254 infectados inseridos em boletim epidemiológico elaborado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde), o que eleva total para 198,7 mil casos e 3,74 mil mortes desde o início da pandemia.

Até hoje, com base em dados da pasta estadual, a faixa etária mais afetada é a de idosos com idade entre 70 e 79 anos, que representam 26% do total de mortes - foram 974 vítimas. Em seguida, faixa etária mais velha, de pessoas com 80 anos ou mais é a segunda mais letal, com 24,9% das vítimas.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário