ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

MS tem 9ª melhor índice de desenvolvimento econômico do país

Dados foram coletados entre 2017 e 2018 e pesquisa foi divulgada hoje pelo IBGE

Ana Paula Chuva | 26/11/2021 13:43
Vista aérea de Campo Grande, capital do Estado. (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)
Vista aérea de Campo Grande, capital do Estado. (Foto: Gabriel Marchesi/Arquivo)

Pesquisa coloca Mato Grosso do Sul em 9ª posição no ranking do IDS (Índice de Desempenho Socioeconômico) do Brasil. Os dados combinam renda familiar e qualidade de vida e foram divulgados pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (26).

Os dados foram coletados entre os anos de 2017 e 2018, quando Mato Grosso do Sul teve índice de 6,326, acima da média nacional que foi de 3,201. Os maiores valores foram registrados pelo Distrito Federal (6,970) e São Paulo (6,869).

A pesquisa mostra ainda que a Renda Disponível Familiar per capita em MS foi de R$ 1.751,43, mas com a redução de 15,3% em razão do índice de perda de qualidade de vida, o valor vai para R$ 1.483,65, em reais, os valores de progresso econômico do Estado é o 7º maior IDS entre as demais unidades da federação.

O índice combina a capacidade de geração de recursos e a qualidade de vida da sociedade a partir de seis dimensões: moradia, acesso aos serviços de utilidade pública, saúde e alimentação, educação, acesso aos serviços financeiro e padrão de vida, transporte e lazer, por meio do IPQV (Índice de Perda de Qualidade de Vida). Em outras palavras, é o indicador que apresenta a capacidade de a sociedade gerar recursos e convertê-los em qualidade de vida.

“Esse indicador complementa as informações de rendimento com o IPQV. Assim há uma métrica que pode ser usada para comparar as diversas unidades da Federação e identificar quais delas têm esse desempenho mais elevado. É possível conhecer também em quais dimensões estão concentrados as perdas e o espaço para melhorar esse desempenho”, explicou o analista da pesquisa, Leonardo Oliveira.

Nos siga no Google Notícias