ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

MS tem estoque de 21,5 mil testes para atender pacientes suspeitos

Governo estadual divulgou que por enquanto o estoque de testes é suficiente para atender a demanda local

Leonardo Rocha | 28/04/2020 08:22
Estoque de testes para coronavírus (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)
Estoque de testes para coronavírus (Foto: Edemir Rodrigues - Governo MS)

O governo estadual divulgou que tem no momento um estoque de 21,5 mil exames para coronavírus e que por isto avalia que dispõe de volume suficiente para atender a demanda de casos suspeitos, em Mato Grosso do Sul.

Para se chegar a este volume, o governo estadual, por meio da Casa Militar, Secretaria Estadual de Saúde e Fiocruz, recebeu mais de 10 mil testes (RT PCR) na semana passada, o que reforçou o estoque dentro do Estado.

De acordo com o diretor do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), Luiz Henrique Ferraz, o número de testes é considerado “suficiente” para atender no momento os casos em Mato Grosso do Sul, caso não haja um aumento expressivo diário. Ele ressaltou que a média diária exames liberados no Laboratório é por volta de 50 a 70.

“Já na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), que atende a demanda do Drive Thru, é de 50 exames ao dia. Por isso, estamos otimistas com a chegada dos 10 mil exames”, disse ele. Segundo o diretor, desde o começo da pandemia no Estado já foram feitos 2.091 testes no Laboratório.

Ele também destaca que por enquanto não há fila de espera para exames na unidade. O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, também descreveu que os testes chegaram no momento adequado. “Fizemos a operação para ir até o Rio de Janeiro, na Fiocruz, e conseguimos os exames. Isso nos dá um certo alívio”.



Nos siga no Google Notícias