ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

MS vai redistribuir 41 mil doses da Janssen para 66 municípios

Levantamento da reportagem apontava "sobra" de quase 52 mil; parte delas continua na fronteira

Nyelder Rodrigues | 09/07/2021 17:17
Disputa por vacinas chegou a causas rusgas públicas entre autoridades públicas no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Disputa por vacinas chegou a causas rusgas públicas entre autoridades públicas no Estado (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

A SES (Secretaria de Estado de Saúde) bateu o martelo nesta tarde de sexta-feira (9) e vai redistribuir 41 mil das 51 mil doses da vacina da Janssen que não foram aplicadas no estudo Vebra Covid-19, que contemplou 13 municípios sul-mato-grossenses que estão na faixa de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.

No fim da tarde de quinta, as secretarias municipais de saúde tiveram que enviar dados sobre o andamento da vacinação com o imunizante da Janssen para a pasta estadual. Os relatórios foram analisados um a um para definir a situação de cada cidade.

Já nessa sexta-feira foi realizado novo encontrado que definiu a redistribuição da maioria das doses ainda disponíveis até aquele momento. O quantitativo que seguirá na fronteira será usado para a continuidade da pesquisa.

"Isso mostra que tudo que anunciamos lá atrás está se concretizando. Foram 20 mil doses redistribuídas na segunda-feira (5) e agora mais 41 mil que vamos redistribuir a partir desse sábado (10). Acredito naquilo que já disse, ganha todo o Estado", comenta com a reportagem do Campo Grande News o chefe da SES, Geraldo Resende.

Ainda segundo Resende, o volume residual que ficará na fronteira servirá para tentar fazer com que a região atinja imunização total da população adulta. Segundo a pasta, em sete dias foram aplicados 90.438 doses da vacina da Janssen nas 13 cidades.

A Capital - A redistribuição das doses se inicia às 7h e será feita de forma proporcional, fazendo assim com que Campo Grande seja a cidade que mais receberá doses do imunizante doado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Serão 15.125 doses da vacina da Janssen para a cidade, que somado às mais de 7 mil já destinadas na primeira redistribuição, somam 22,5 mil doses. A segunda cidade que mais receberá doses redistribuídas nessa segunda remessa é Dourados, com 3.790. Já em seguida aparece, Três Lagoas com 2.100 doses.

"Campo Grande também ganha devido ao estudo com doses desse imunizante da Janssen na fronteira. Na segunda-feira (12) iremos realizar um ato para celebrar as 2 milhões de doses aplicadas em Mato Grosso do Sul também", completa Geraldo.

As 90,4 mil doses aplicadas na fronteira representam aproximadamente 62% das 142.090 que estavam previstas em para as 13 cidades - Corumbá e Ladário na fronteira boliviana, e Ponta Porã, Mundo Novo, Paranhos, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Antônio João, Aral Moreira, Caracol, Japorã e Porto Murtinho na fronteira paraguaia.

Inicialmente, eram 165 mil doses, mas 20 mil delas foram redistribuídas para os demais 66 municípios do Estado. As sobras, segundo a SES, ocorrem por causa da imunização anterior já realizada na cidade, com doses regulares de outras fabricantes.

Vebra - Polêmica, a Vebra Covid-19 (Vaccine Effectiveness in Brazil Against Covid-19) reúne cientistas de instituições nacionais e internacionais, e é a mesma pesquisa em larga escala que constatou recentemente efetividade de 42% na Coronavac em adultos acima de 70 anos - número considerado baixo para os padrões vacinais.

Porém, a destinação de praticamente uma centena e meia de milhares de doses do imunizante da Janssen exclusivamente para as 13 cidades fronteiriças para a realização da pesquisa acabou sendo muito contestada pelo comércio campo-grandense e pela prefeito Marquinhos Trad (PSD). Apesar disso, o estudo foi mantido.

Nos siga no Google Notícias