ACOMPANHE-NOS    
JANEIRO, DOMINGO  16    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Saúde prevê de 35 mil a 40 mil doses de Janssen redistribuídas a MS

Doses não foram utilizadas no estudo de imunização em massa nos municípios de fronteira e serão remanejadas

Por Guilherme Correia | 09/07/2021 11:02
Vacinas da Janssen foram aplicadas em massa na população da fronteira de MS (Foto: Reprodução/Prefeitura de Antônio João)
Vacinas da Janssen foram aplicadas em massa na população da fronteira de MS (Foto: Reprodução/Prefeitura de Antônio João)

Durante coletiva nesta manhã (9), o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, estimou que cerca de 35 a 40 mil doses únicas de vacina contra a covid-19, da Janssen, irão para os 66 municípios que não fazem parte da fronteira sul-mato-grossense com países vizinhos.

Esses imunizantes sobraram do estudo de imunização em massa elaborado pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

O titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde) esclareceu que em alguns municípios houve maior quantitativo do que o necessário, já que essas cidades já vinham realizando campanha de imunização antes dessa pesquisa.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante live (Foto: Reprodução/SES)
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante live (Foto: Reprodução/SES)

Segundo ele, a ideia é que sejam distribuídos de forma proporcional à população, ainda que possa ser necessário corrigir alguns critérios de distribuição para garantir uma distribuição justa e igualitária.

 "O objetivo já foi alcançado", afirmou. "Todos os municípios de fronteira conseguiram imunizar mais de 90% da população da sua população-alvo. Mesmo que tivemos de fazer algumas depurações de dados, e nós havíamos mandado até quantitativo maior do que era preciso para imunizar todos os adultos acima de 18 anos".

Ainda que tenha feito essa estimativa, o quantitativo exato será divulgado nesta sexta-feira depois de reunião feita na CIB (Comissão Intergestora Bipartite), que reunirá governo e secretários municipais de MS. "Vamos anunciar ao final da tarde de hoje quantitativo de doses que remanesceram do projeto e faremos a distribuição da mesma forma como fazemos, discutida em CIB", finalizou.

Na segunda-feira, houve acréscimo de 20 mil doses de Janssen, destinadas aos 66 municípios de MS, que vieram de repasse adquirido pela União. Portanto, considerando a quantidade informada hoje, o estudo imunológico na fronteira pode ter garantido cerca de 55 mil vacinas a mais para o restante do Estado.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário