ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS volta a liderar ranking nacional mesmo sem vacinas nesta segunda-feira

Estado empata com RS em número de imunizados com a primeira dose, mas lidera na aplicação da segunda

Gabriela Couto | 12/04/2021 10:39

Nesta semana será dada continuidade somente a imunização dos indígenas e da aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca em trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais de Campo Grande (Foto Divulgação)
Nesta semana será dada continuidade somente a imunização dos indígenas e da aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca em trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais de Campo Grande (Foto Divulgação)

A competição saudável entre os estados do Brasil pela liderança de imunizados até o momento voltou a ter Mato Grosso do Sul em primeiro lugar na corrida da vacina. Depois de passar três dias no segundo lugar, o Estado voltou a ser o que mais aplica doses no país e deixou os gaúchos novamente em segundo lugar.

Os dois seguem empatados no número de percentual de primeira dose aplicada até o momento. Nesta segunda-feira (12), mesmo sem vacinas disponíveis para a população, o Estado segue com 19% do público imunizado. No entanto, lidera no número de pessoas que tomaram a segunda dose. Até agora 6,8% da população já recebeu o reforço da vacina. Já no Rio Grande do Sul apenas 4,3% já foram imunizados duplamente.

A expectativa é que a corrida pela vacinação ganhe novo capítulo ainda nesta semana com a chegada de um novo lote aos estados. Em Campo Grande o otimismo para um grupo maior de pessoas marcou o começo da semana, com a abertura do cadastro para vacinação contra a covid-19 do público com idade entre 55 anos a 59 anos.

O cadastramento, apesar de não ser obrigatório, agilizará o atendimento de quem deve ser vacinado reduzindo o tempo de permanência no local da imunização. A abertura do pré-cadastro para essa faixa de idade não significa que todo o público compreendido entre 55 e 59 anos serão vacinados imediatamente, uma vez que o pré-cadastramento serve para mensurar o quantitativo da população nesta faixa etária. A partir deste levantamento, e com o indicativo de quantas doses o município receberá, será possível fazer a adequações e planejamento para a imunização.

Para realizar o cadastro é necessário preencher um questionário com dados pessoais no site da prefeitura de Campo Grande: http://vacina.campogrande.ms.gov.br/Cadastro/Validacao. Com a abertura do público fora da faixa de idosos, a Capital pode ser uma das primeiras cidades do país a imunizar pessoas com idade fora do preconizado pelo Plano Nacional de Imunização.

Vacinômetro - Até o momento, Campo Grande já aplicou doses em 15,78% da população, sendo 142.953 pessoas que receberam a primeira dose e 47.045 que receberam a segunda dose.

Nos siga no Google Notícias