ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUARTA  16    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Mutirão “Meu Pai Tem Nome” oferece reconhecimento de paternidade e exame de DNA

Atendimento será realizado em Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá no dia 16 de agosto

Por Geniffer Valeriano | 16/07/2025 17:55
Mutirão “Meu Pai Tem Nome” oferece reconhecimento de paternidade e exame de DNA
Mãe e filha durante edição anterior do programa (Foto: Arquivo Campo Grande News)

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul realiza, no dia 16 de agosto, mais uma edição do mutirão “Meu Pai Tem Nome”. A ação é voltado ao reconhecimento de vínculos parentais. O atendimento será realizado das 8h às 12h, com ações presenciais nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul promoverá, em 16 de agosto, o mutirão "Meu Pai Tem Nome", voltado ao reconhecimento de vínculos parentais. A ação acontecerá das 8h às 12h nas cidades de Campo Grande, Dourados, Três Lagoas e Corumbá, oferecendo serviços gratuitos de reconhecimento de paternidade, maternidade e investigação familiar.A iniciativa conta com parceria da Sejusp e do IALF, que realizará gratuitamente exames de DNA. Para participar, é necessário fazer cadastro prévio através de formulário online. O programa visa ampliar o acesso à cidadania, incluindo reconhecimentos socioafetivos e homoafetivos.

A iniciativa é de alcance nacional e, em Mato Grosso do Sul, é coordenada pelo Nufam (Núcleo de Família e Sucessões), em parceria com o Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais).

Segundo o defensor público Marcelo Marinho, coordenador do Nufam, o mutirão tem como foco ampliar o acesso à cidadania, por meio da regularização de registros civis. “Nosso objetivo é promover o reconhecimento de paternidade e maternidade, inclusive nas formas socioafetiva e homoafetiva, além da investigação de vínculos familiares por meio da ciência forense, quando necessário”, explica.

Neste ano, a ação conta com a parceria da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e do IALF (Instituto de Análises Laboratoriais Forenses), unidade da Polícia Científica responsável pela realização gratuita dos exames de DNA durante o evento.

Para o coordenador-geral de perícias da Polícia Científica, José de Anchiêta Souza Silva, a união de esforços fortalece a cidadania. “Por meio da ciência forense, buscamos garantir que o exame pericial seja um instrumento de cidadania e justiça, promovendo o reconhecimento de direitos e ajudando a construir histórias familiares com segurança e responsabilidade.”

Conforme detalhado, durante a ação será ofertado gratuitamente o reconhecimento de paternidade ou maternidade, inclusive socioafetiva e homoafetiva; investigação de vínculo parental; coleta para exames de DNA, quando necessário.

Para participar da ação é necessário realizar um cadastro prévio. Os interessados devem se inscrever previamente pelo link: forms.office.com/meupaitemnome.

Confira o endereço de atendimento em cada cidade:

  • Campo Grande – Rua Arthur Jorge, 779, Centro
  • Três Lagoas – Rua Alfredo Justino, 1108, Praça Justiça
  • Corumbá – Rua Luís Feitosa Rodrigues, 2094, Nossa Senhora de Fátima
  • Dourados – Avenida Presidente Vargas, 177, Centro

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias