ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vai viajar no Carnaval? Leve todas as chaves e cuidado com porta da cozinha

Na véspera do Carnaval, Polícia reforça alerta a quem vai viajar contra ladrões

Ângela Kempfer | 20/02/2020 07:53
Dicas são para quem vai pegar a estrada neste Carnaval. (Foto: Arquivo)
Dicas são para quem vai pegar a estrada neste Carnaval. (Foto: Arquivo)

Como é praxe em época de festas, a Polícia Civil lembra que viajar e deixar a casa desprotegida é um prato cheio para os ladrões. Por isso, a assessoria do governo de Mato Grosso do Sul produziu uma lista para relembrar quais cuidados devem ser tomados por quem vai viajar no Carnaval.

As orientações começam pela porta de serviço, que não pode ser negligenciada. "A porta da cozinha deve ser protegida e a área tem que ser isolada do restante da casa com o trancamento das portas intermediárias. Isso porque os arrombamentos são mais frequentes pelos acessos dos fundos dos imóveis", esclarece a assessoria.

Outras recomendações são sobre a forma de guardar bens valiosos. "Não guarde objetos de valores em casa. Faça seguro deles e confie a custódia a cofres de bancos. Se preferir, use cofres de segurança dentro da residência, mas sempre que possível instale mais de um, sendo um deles fora dos aposentos particulares."

A Polícia Civil lembra de recursos que podem afastar bandidos, mas desde que estejam funcionando. "Os alarmes sonoros ou luminosos devem ser testados periodicamente. Isso melhora a segurança e também ajuda os vizinhos que, avisados, reconhecem com facilidade o sistema e podem ajudar em caso de perigo."

A relação com as pessoas do bairro também pode ajudar na segurança, recomenda a polícia. "Conheça seus vizinhos e combine com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo... Mantenha luzes acesas durante a noite e combine com vizinhos de confiança para que fiquem responsáveis por monitorar a casa e evitar jornais e correspondências acumuladas"

Se exibir nas redes sociais também não é recomendado, principalmente, divulgar que vai sair a passeio. Por fim, a Polícia Civil orienta a levar as chaves da casa. "Não deixe a chave de sua residência em um local inapropriado como debaixo do tapete, próximo à janela ou a um vaso de plantas, por exemplo, pois é uma deixa para que o ladrão a encontre; Em condomínios fechados ou edifícios, não deixe as chaves na portaria".

Nos siga no Google Notícias