ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Número diário de testes liberados já foi de 79 e hoje ultrapassou os 3 mil

Média diária de exames divulgados pelas frentes da Saúde Pública é de 550

Tainá Jara | 01/07/2020 17:41
Testes rápidos são realizados no sistem Drive-Thru, na Capital e no Interior (Foto: Kisie Ainoã)
Testes rápidos são realizados no sistem Drive-Thru, na Capital e no Interior (Foto: Kisie Ainoã)

Salto na liberação de exames realizados em pessoas suspeitas de contaminação pelo novo coronavírus mostra que os laboratórios trabalham no limite para emitir os resultados, em Mato Grasso do Sul. O número de testes concluídos e divulgados era de 79, no dia 1ª de maio, e hoje ultrapassou os 3 mil, conforme números da Saúde Estadual.

Mesmo as 24h de funcionamento do Lacen-MS (Laboratório Central de Mato Grosso do Sul), e as frentes de apoio, se mostram insuficientes para dar agilidade a grande quantidade de teste a serem analisados, a partir da explosão de casos no Estado, no final de maio.

Com ajuda de equipes da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), UFDG (Universidade Federal da Grande Dourados) e Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a média de liberação de resultados é de 550 exames por dia.

Só Lacen chegou a liberar 775 exames em um único dia e recebe em média 700 amostras por dia para serem analisadas.

Conforme o Estado, o laboratório atingiu o pico de realização de exames nesta quarta-feira e a alta demanda é verificada em todo o País. “O tempo de liberação dos resultados aumentou tendo em vista a alta demanda nos últimos dias”.

Para desafogar a demanda, o Lacen apela para o Instituto Butantã. Quatro remessas de amostras, totalizando 3 mil, foram encaminhadas para análise na instituição, em São Paulo, até agora.

Os números de casos confirmados e descartados apresentados no boletim epidemiológico também consideram os exames realizados por instituições particulares, cujos resultados demoram mais para sair e serem contabilizados pela Secretaria de Saúde.

Levantamento realizado pela reportagem do Campo Grande News aponta que no dia 1º de maio de 2020, foram 79 exames liberados em 24h. Um mês depois, este número tinha saltado 300%, sendo de 318. Hoje, 1º de julho, o número divulgado foi de 3.003 exames, entre casos confirmados e descartados.

(Arte: Thiago Mendes)
(Arte: Thiago Mendes)

Mais testes, mais tempo - Não só saltou o número de testes realizados, como também o tempo para se obter os resultados. No começo da pandemia, o prazo médio era de 48h e agora foi estendido para 72h.

Entretanto, óbitos, casos graves, SRAG (Sindrome Respiratória Aguda Grave) e pacientes internados têm prioridade. Por isto, o Lacen, conforme a Saúde, entrega resultados em tempo oportuno para viabilizar as ações de assistência e vigilância.

Para dar mais agilidade a obtenção de resultados, será feito a aquisição de novas máquinas para realização de exames de biologia molecular.

Hoje, os casos confirmados de coronavírus no Estado chegaram 8.676, sendo 89 mortes.

Nos siga no Google Notícias