ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Obras do 3º trecho paraguaio da Bioceânica começam em abril

Previsão é concluir as obras em 2027, junto com a entrega da Ponte Internacional Bioceânica

Por Fernanda Palheta | 15/03/2024 18:51
Rota PY15, conhecida como picada 500, coberto por lama e trecho alagados (Foto: Toninho Ruiz)
Rota PY15, conhecida como picada 500, coberto por lama e trecho alagados (Foto: Toninho Ruiz)

Em abril está previsto o início das obras da Rota PY15, conhecida como Picada 500, o terceiro trecho paraguaio da Rota Bioceânica, corredor rodoviário que vai ligar os oceanos Atlântico ao Pacífico passando por Mato Grosso do Sul. O trecho é considerado mais crítico da estrada.

O Governo do Paraguai, por meio do MOPC (Ministérios de Obras Públicas e Comunicação Social), informou que serão 224 quilômetros de pavimentação ligando a cidade de Marechal Estigarriba e o município de Pozo Hondo, no departamento de Boquerón.

Serão investidos R$ 354 milhões dólares e a execução da obra será realizada por quatro empresas vencedoras da licitação, cada uma responsável por um lote de cerca de 55 quilômetros. A conclusão das obras deve acontecer em 2027.

Iniciadas as obras, os empreiteiros têm 6 meses para preparar o projeto de engenharia final da obra, paralelamente 6 meses para preparar o cadastro do impacto da faixa de dominó, 24 meses para a construção e 96 meses para manutenção por níveis de serviço da extensão.

A intenção, segundo o governo paraguaio, é terminar a obra junto com finalização da construção da Ponte Internacional Bioceânica, que ligará o Brasil ao País vizinho, conectando a cidade sul-mato-grossense de Porto Murtinho à paraguaia Carmello Peralta.

Na próxima terça-feira (19), o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), irá acompanhar o andamento da construção da ponte ao lado dos os ministros Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Waldez Goés (Integração e Desenvolvimento Regional). O ministro Renan Filho (Infraestrutura) também foi convidado a participar da visita.

(Colaborou Toninho Ruiz)


Nos siga no Google Notícias