ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Operação em combate ao abuso e exploração sexual de criança levou 67 à prisão

Ao todo foram 33 presos no Brasil, dois deles em MS, 26 na Argentina, 4 no Paraguai e 4 nos Estados Unidos

Geisy Garnes | 09/06/2021 16:58
Material apreendido durante ação em Dourados na manhã desta quarta-feira (Foto: Divulgação)
Material apreendido durante ação em Dourados na manhã desta quarta-feira (Foto: Divulgação)

A Operação Luz da Infância, que combate crimes de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes na internet, levou 67 pessoas para a prisão durantes buscas e apreensões em 18 estados brasileiros e outros cinco país. Duas delas aconteceram em Mato Grosso do Sul, na cidade de Dourados – cidade a 226 quilômetros de Campo Grande.

Organizada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), a oitava fase da operação tinha como objetivo cumprir 176 mandados de busca e apreensão contra possíveis autores de crimes de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, na Argentina, Estados Unidos, Paraguai, Panamá e Equador.

Até o fim da manhã, balanço divulgado pelo ministério apontava a prisão em flagrante de 67 suspeitos do crime: 33 no Brasil, 26 na Argentina, quatro no Paraguai e quatro nos Estados Unidos.

Mato Grosso do Sul também participou das ações e cumpriu mandados em Dourados. Os policiais da Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) foram em três endereços. Dois alvos acabaram presos em flagrante: o morador de uma casa no Jardim Água Boa e um estudante do terceiro semestre de odontologia, de 21 anos, no Parque Alvorada.

Morador do Jardim Água Boa, em Dourados, preso nesta manhã (Foto: Adilson Domingos)
Morador do Jardim Água Boa, em Dourados, preso nesta manhã (Foto: Adilson Domingos)

Na terceira casa foram realizadas apenas apreensões de computadores, celular e HDs. Todo material apreendido nesta manhã irá passar por perícia para comprovar a origem das imagens pornográficas envolvendo crianças e adolescente.

Durante coletiva de imprensa, o secretário de Operações Integradas do MJSP, Alfredo Carrijo, reforçou a importância da Operação e da parceria com outros países para combater crimes na internet, principalmente contra crianças.

“As fronteiras não serão um limite para a atuação da justiça brasileira. Esse viés de integração da Seopi não vai parar somente no Brasil, nós vamos buscar parceiros internacionais. Os crimes cometidos na internet não obedecem fronteiras. Estamos preparados e contamos com todo o apoio do governo federal para executar essa missão”, afirmou.

A Luz da Infância é realizada no país desde 2017 e agora conta com com a colaboração da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), em Brasília.

Nos siga no Google Notícias