ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Pandemia e baixa adesão no início do ano zeram estoque de leite na Maternidade

Hospital já registra baixa procura nos primeiros meses do ano, situação agravada com a pandemia da covid-19

Silvia Frias | 14/02/2021 13:12
Mesmo em períodos normais, média estocada é abaixo do ideal (Foto/Divulgação)
Mesmo em períodos normais, média estocada é abaixo do ideal (Foto/Divulgação)

A baixa adesão na doação de leite humano na Maternidade Cândido Mariano já é problema esperado no início do ano, porém, tem sido agravado pela pandemia. Agora, chegou ao nível crítico, com estoque zerado, problema atribuído, principalmente, ao medo das gestantes relacionado à covid-19.

A nutricionista Vanessa Torres, responsável pelo banco de leite na Marternidade, explica que o hospital já trabalha regularmente com índice de coleta abaixo do ideal. Todos os  meses são distribuídos cerca de 6 mil mililitros nos atendimentos. “O ideal seria trabalharmos com 90 litros por mês para atender todos os bebês, mas a quantia que temos disponível não chega nem perto dessa medida”, explica.

Sem a pandemia, o estoque sofre redução no começo do ano, por conta do período de férias escolares ou viagens em família. Porém, desde março do ano passado, as doações também foram impactadas com a pandemia. Campanhas regulares, realizadas em 2020, conseguiram estabilizar o índice, porém, não são suficientes para manter média.

 “Independentemente do coronavírus, os prematuros continuam nascendo e precisam do alimento”, alerta a nutricionista. Segundo Vanessa, a doação de leite humano é segura pois o processo de pasteurização inativa o coronavírus. “Os procedimentos realizados pela equipe do hospital e a rotina no nosso
banco de leite estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde
 para prevenir a infecção e a propagação do vírus”.

Doações – Quem tiver interesse em doar, pode fazer por agendamento.Há também a opção de coleta domiciliar. Informações pelo contato (67) 3041-4735.

Nos siga no Google Notícias