ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Para atender decreto, Sejusp estuda novo visual da carteira de identidade

SP já implantou o novo modelo, mas por aqui a mudanças ainda está em estudos

Tainá Jara | 22/08/2019 14:42
Modelo constante no decreto federal a título de exemplo (Foto: Divulgação)
Modelo constante no decreto federal a título de exemplo (Foto: Divulgação)

Com novas informações, a carteira de identidade vai mudar o estilo em Mato Grosso do Sul. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) confirmou a realização de estudos para adequação do popular RG ao decreto federal 9.278, de 2018. Receberá a nova versão do documento os que vão solicitá-lo pela primeira vez ou para aqueles que forem providenciar a segunda via.

De acordo com a secretaria, os estudos para adequação são feitos pela Coordenadoria Geral de Perícias. O estado de São Paulo começou a emissão das novas carteiras na última terça-feira. Aqui ainda não há previsão de quando a nova versão estará disponível para população. A Sejusp também não informou sobre as alterações previstas.

O principal objetivo das mudanças é aumentor a segurança contra falsificação e dimensão reduzida.

A nova carteira de identidade também conterá mais informações, como registros do título de eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, certificado militar, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), documento de identidade profissional, carteira nacional de saúde e números de NIS/PIS/Pasep. Também poderá ser incluído o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil.

Outra novidade é que poderão constar, no novo RG, indicativos para pessoas com necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças). Todas as informações são facultativas, ou seja, cada cidadão poderá optar por incluir os registros complementares que julgar necessários.

No celular – A partir da Lei 13.444/2017, os brasileiros podem ter no celular aplicativo oficial que reúne todos os documentos oficiais - título de eleitor, CPF, RG, certidão de nascimento, carteira de habilitação, dentre outros. O DNI (Documento Nacional de Identidade) foi criado pela regra, que institui a ICN (Identificação Civil Nacional).

Até março deste ano, o instrumento estava funcionando em forma de teste. A previsão era de que a partir de julho todos os cidadãos poderiam começar a se cadastrar no sistema do governo, o que ainda não ocorreu. 

Para se cadastrar, o cidadão deverá fazer o download do aplicativo no celular e inserir seus dados. O programa vai indicar o ponto de atendimento onde a pessoa deverá fazer a verificação presencial das informações.

(Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias