ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Pesquisa aponta que quase 80% dos brasileiros é contra legalização do aborto

Levantamento foi realizado pelo instituto Paraná Pesquisas entre 16 e 19 de janeiro

Ana Oshiro | 25/01/2021 09:52
Imagem de manifestação no dia em que a Câmara da Argentina aprovou legalização do aborto (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)
Imagem de manifestação no dia em que a Câmara da Argentina aprovou legalização do aborto (Foto: REUTERS/Agustin Marcarian)

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra que 79% da população brasileira é contra legalizar o aborto, independente da situação que a gestante se encontra. O estudo vem depois de aprovação do aborto legal na Argentina

Entre os homens o percentual é ainda maior, chegando a 82,6% contra o aborto, já as mulheres entrevistadas, apenas 19,2% disse ser a favor da legalização.

A média de pessoas que apoiam o aborto é 16,6%, e outros 4,4% não sabem ou preferiram não responder a pesquisa.

Quanto mais velhos os entrevistados, maior a rejeição. Na faixa etária de 60 anos ou mais: 83,2% se declarou contra. Entre jovens de 16 a 24 anos, 21,7% são favor da legalização do aborto.

A taxa de pessoas contrárias cai à medida que a taxa de escolaridade avança: ensino fundamental (82,7%), médio (79,3%), superior (73,1%).

Com 2060 pessoas entrevistadas, por telefone, o levantamento conversou com pessoas acima dos 16 anos, nos 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, entre 16 e 19 de janeiro de 2021. Confira os resultados completos na foto abaixo.

Pesquisa foi realizada pelo instituto Paraná Pesquisas (Foto: Reprodução)
Pesquisa foi realizada pelo instituto Paraná Pesquisas (Foto: Reprodução)

A pesquisa foi às ruas depois de autorização do aborto legal na Argentina. A principal alegação são os riscos dos abortos malsucedidos. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 5 anos, para cada aborto autorizado pela Justiça no Brasil, o SUS (Sistema Único de Saúde) atendeu 100 mulheres que sofreram abortos espontâneos ou complicações em procedimentos não realizados em hospitais.

Nos siga no Google Notícias