ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

PF apreende mais 2 aeronaves usadas no tráfico de drogas, uma em Campo Grande

Apreensões fazem parte de desdobramentos de operação deflagrada na última terça-feira, que cumpriu 11 mandados no Estado

Liniker Ribeiro e Aline dos Santos | 22/08/2020 15:41
Aeronave apreendida durante desdobramentos da Operação Além Mar, na sexta-feira (Foto: Divulgação)
Aeronave apreendida durante desdobramentos da Operação Além Mar, na sexta-feira (Foto: Divulgação)

Desdobramentos da Operação Além Mar, deflagrada pela Polícia Federal para investigar esquema de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em diferentes Estado brasileiros, resultaram na apreensão de outras duas aeronaves, na tarde de ontem (21). Um dos aviões, segundo atualização da PF, foi apreendido em Campo Grande.

Não foram divulgados detalhes da apreensão mais recente, apenas uma imagem da aeronave. O outro avião foi apreendido na cidade de Campinas, no interior de São Paulo.

Até o momento, a operação deflagrada na última terça-feira (18), em 11 Estados e no Distrito Federal, cumpriu 37 mandados de prisão e apreendeu 3 helicópteros; 02 jet ski; 04 embarcações e 04 aviões; além de imóveis, caminhões e veículos de luxo.

Em Mato Grosso do Sul, 14 mandados foram cumpridos no primeiro dia da operação, 11 de busca e apreensão, 3 de prisão. Pelo menos R$ 100 milhões foram bloqueados, em todo o país, na primeira etapa da ação.

Investigações - A operação foi desencadeada a partir de investigação da PF de Pernambuco que apontaram que Mato Grosso do Sul fazia parte de uma das quatro organizações criminosas autônomas, que atuavam em conexão, viabilizando o esquema de tráfico internacional. Esta célula era comandada em São Paulo, que trazia cocaína pela fronteira com o Paraguai e, posteriormente, por via aérea, distribuindo no atacado para grupos de narcotraficantes estabelecidos no Brasil e Europa.

Estima-se que, da fronteira do Paraguai, em Pedro Juan Caballero e em Ponta Porã, helicópteros carregados de cocaína iniciavam o transporte que, posteriormente, seria feito por terra em SP e, por fim, em navios até a Europa. O grupo comandado por Sérgio de Arruda Quintiliano Neto, o Minotauro, era responsável pela primeira fase, com remessas mensais de 5 toneladas da droga.

Além de Mato Grosso do Sul, investigações são feitas nos estados de Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Alagoas, Goiás, Bahia, Paraíba, Ceará, Pará, Paraná, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal.

Outra aeronave apreendida por equipes da Polícia Federal (Foto: Divulgação)
Outra aeronave apreendida por equipes da Polícia Federal (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias