ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Por unanimidade, ministros decidem que Trutis será julgado por "atentado fake"

Deputado de MS responderá na Justiça por mobilizar a PF para investigar falso atentado a tiros

Adriano Fernandes | 15/08/2022 20:48
Deputado federal Loester Carlos, o Trutis (PL-MS). (Foto: CidNogueira/ReproduçãoFacebook)
Deputado federal Loester Carlos, o Trutis (PL-MS). (Foto: CidNogueira/ReproduçãoFacebook)

Todos os 11 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) decidiram que o deputado federal bolsonarista, Loester Carlos, o Trutis (PL-MS), terá de responder na Justiça por mobilizar a PF (Polícia Federal) para investigar "atentado fake", em fevereiro de 2020. A votação parcial desta tarde - quando seis ministros haviam votado a favor da continuidade do processo -, já era suficiente para encaminhar Trutis ao banco dos réus.

No começo desta noite, contudo, os ministros Luiz Fux, André Mendonça, Nunes Marques, Roberto Barroso e Gilmar Mendes, também seguiram o parecer da ministra Rosa Weber, favorável ao recebimento da denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República.

A PGR denunciou o parlamentar por falsa comunicação de crime, porte ilegal e disparo de arma de fogo, em outubro do ano passado, após a longa investigação da PF, acompanhada pela Suprema Corte, uma vez que Trutis tem foro privilegiado.

No dia 5 deste mês, o STF começou a julgar o pedido da acusação e a ministra Rosa Weber, responsável por acompanhar todo o inquérito, votou pelo recebimento da denúncia. O julgamento virtual terminou no final desta tarde com os 11 ministros dando aval para o parlamentar responder às acusações na Justiça.

"Atentado fake" - A suposta emboscada para matar Trutis, da qual ele só teria saído vivo porque se abaixou dentro do carro onde estava e revidou, “aconteceu” no dia 16 de fevereiro de 2020. Naquele domingo, o deputado publicou no Facebook, por volta das 9h, que ele e sua equipe haviam sofrido um ataque a tiros a caminho de Sidrolândia – distante 70 km de Campo Grande.

“O carro em que estavam foi alvejado por, no mínimo, 5 disparos”, dizia a nota divulgada em rede social de Trutis naquele domingo. Rastreador do carro, câmeras espalhadas pela BR-060, perícia e exaustiva investigação levaram a Polícia Federal a descobrir, contudo, que a suposta emboscada era uma farsa ou, como classificaram os investigadores, uma “tragicomédia com dois atores”: o deputado e seu motorista, Ciro Fidélis. O assessor sustentou a narrativa do chefe ao longo do inquérito policial e também responderá ao processo.

Nos siga no Google Notícias