ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Presos por extorquir prefeito foram atraídos para hotel e pegos na Capital

Além de extorsão, polícia investiga lavagem de dinheiro e a participação de outras pessoas no esquema para chantagear o político

Anahi Zurutuza e Mirian Machado | 27/06/2019 09:23
No celular, vereadora na sala de espera de delegacia, aguardando para depor (Foto: Henrique Kawaminami)
No celular, vereadora na sala de espera de delegacia, aguardando para depor (Foto: Henrique Kawaminami)

Danyhaul Dutra Rosário, de 32 anos, que diz ser jornalista e é conhecido como Dener, e o motorista Anderson Franco de Barros, de 24 anos, envolvidos em caso de extorsão a prefeito do interior, foram presos em um hotel em Campo Grande. Os dois foram atraídos para o estabelecimento com a desculpa que receberiam dinheiro.

O relato é de Anderson, segundo o advogado dele, Ivan Hildebrand Romero. O defensor afirma que o cliente não sabia da extorsão e foi chamado por Dener para levá-lo de Tacuru ao hotel em Campo Grande sem saber da chantagem com o prefeito da cidade, Carlos Alberto Pelegrini (MDB). “Ele é só o motorista do jornal”, disse, sem citar qual veículo.

“O Danyhaul disse a ele que estava negociando um carro e iam buscar o dinheiro. Ele foi preso dentro do carro, na frente do hotel”, completou o advogado.

A polícia, contudo, suspeita da versão, uma vez que Anderson utilizou o próprio carro, um Toyota Corolla, no transporte. O delegado Reginaldo Salomão, da Derf (Delegacia Especializada em Roubos e Furtos), não quis dar detalhes sobre a investigação, mas adiantou que além de extorsão, o crime de lavagem de dinheiro também será investigado. O responsável pelo inquérito explica que a renda do motorista não é compatível com os bens que possui.

A Derf investiga ainda a participação de mais pessoas no esquema para arrancar dinheiro do prefeito e nesta quarta-feira (27), convocou a presidente da Câmara de Tacuru, Daiana Pedrotti (PTdoB), para depor. A vereadora também não quis falar com a imprensa.

Presos na Derf, em Campo Grande (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Presos na Derf, em Campo Grande (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Ivan Hildebrand Romero, advogado de um dos envolvidos, em entrevista (Foto: Henrique Kawaminami)
Ivan Hildebrand Romero, advogado de um dos envolvidos, em entrevista (Foto: Henrique Kawaminami)

O caso - Danyhaul e Anderson foram presos na tarde de segunda-feira (24). Conforme divulgou a polícia, a dupla exigia dinheiro do prefeito para não publicar diariamente notas sobre um roubo que o político teria sofrido em Dourados.

Em abril, vídeo que circulou nas redes sociais mostra o prefeito supostamente se recusando a pagar programa com travestis. Nas imagens, as travestis filmam somente Carlos Alberto, mas estão com uma maquininha de cartão e o obrigam a dizer a senha.

Ao site Notícia Direta, de Tacuru, o prefeito alega que foi vítima de roubo. Ele relatou à época que estava em Dourados para dar assistência a familiar acidentado e que saiu do hospital da cidade por volta das 3h. Depois de dirigir três quadra, segundo relata o emedebista, dois motociclistas armados o abordaram e quando descobriram que ele era prefeito, começaram a filmá-lo.

Carlos Alberto afirma ainda que o cansaço fez parecer que ele estava bêbado ou dopado.

Segundo apurou a Derf, além de usar o caso do vídeo para tirar dinheiro do prefeito, a dupla dizia que tinha em mãos material bombástico e que o venderiam a inimigos políticos do prefeito interessados em tirar o emedebista da disputa eleitoral do ano que vem.

Danyhaul confessou o crime e delatou comparsas e por isso a investigação continua.

A Derf orienta que pessoas que estejam sendo vítimas de extorsão que façam contato com a delegacia, pelo (67) 3368-6600, antes de fazer qualquer pagamento.

Nos siga no Google Notícias