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Cidades

Procura por emissão da 2ª via do RG aumenta durante a pandemia

O próximo prazo para agendamento da emissão do RG, será aberto na próxima terça-feira (1º), para atendimentos até o dia 15

Adriano Fernandes | 24/08/2020 23:23
Procura por emissão da 2ª via do RG aumenta durante a pandemia
Modelos de identidades produzidas pelo Instituto de Identificação. (Foto: Divulgação)

Mesmo com o número de atendimentos reduzido por conta da pandemia do novo coronavírus o Instituto de Identificação de Mato Grosso do Sul, tem registrado um aumento na procura pela emissão do RG (Registro Geral) no Estado. Conforme o diretor do Instituto de Identificação, Márcio Cristiano Paroba, a maior parte da procura é para a emissão da segunda via do documento.

“Em dias normais nós tínhamos uma média de 600 a 700 atendimentos por dia no Estado, hoje estamos com uma demanda bem superior a isso”, explica. Diante da situação o órgão pede para que durante a pandemia façam o agendamento para emitir a carteira de identidade apenas aquelas pessoas que precisam do documento para resolver alguma questão com recebimento de salário/benefícios, fichamento em emprego, tratamento médico ou viagens inadiáveis.

“A recomendação é que as pessoas só agendem e compareçam aos postos de identificação se realmente estiverem precisando do documento”, alerta. Como medida para conter o avanço do coronavírus, o Instituto de Identificação está liberando os atendimentos a cada 15 dias.

O próximo prazo para agendamento da emissão do RG em Mato Grosso do Sul, será aberto na próxima terça-feira, dia 1º de setembro, para atendimentos até o dia 15.

A última abertura para o agendamento aconteceu no dia 14 deste de agosto, para atendimentos entre os dias 17 e 31. Ainda conforme Márcio por conta da pandemia até mesmo o intervalo entre um atendimento e outro, que antes era de 15 minutos, com a Covid-19 passou para 30 minutos.

Como agendar

Para ter acesso ao atendimento eletrônico, o usuário deve acessar na internet o endereço http://servicos.sejusp.ms.gov.br/, escolher o posto mais próximo ou o local que tiver a data desejada, preencher o formulário e confirmar o agendamento.

Na página, o cidadão será informado em relação aos documentos necessários para obtenção da nova identidade ou da segunda emissão, e receberá por e-mail a confirmação do agendamento, com data, hora e o protocolo de agendamento do atendimento, com código de barras.

Na página da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) na internet, o usuário encontra todas as informações de como proceder para emitir a primeira e segunda vida da carteira de identidade, bem como os endereços dos Postos de Identificação.




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