ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Programa cria "semáforo" para endurecer ou flexibilizar ações contra covid em MS

Com cruzamento de indicadores, municípios serão monitorados semanalmente e subsidiados pelo governo para tomada de decisões

Jones Mário | 30/06/2020 12:21
Titular da Segov, Eduardo Riedel destrinchou plano em transmissão ao vivo (Foto: Divulgação/Governo de MS)
Titular da Segov, Eduardo Riedel destrinchou plano em transmissão ao vivo (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Como um semáforo, o Prosseguir (Programa de Saúde e Segurança na Economia) vai classificar os municípios de Mato Grosso do Sul em escala que vai de risco extremo a baixo risco para o novo coronavírus. A iniciativa do governo estadual vai definir recomendações de endurecimento ou flexibilização das medidas de enfrentamento à pandemia de acordo com o diagnóstico de cada município.

O programa foi dissecado em transmissão ao vivo nesta terça-feira (30) pelos secretários de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel; Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck; e Saúde, Geraldo Resende.

Pela classificação apresentada, as macrorregiões de Dourados e de Corumbá já se enquadram como de risco alto, sinalizado pela cor vermelha. Com cruzamento dos indicadores de saúde com a realidade econômica, a recomendação do governo estadual é de que apenas atividades consideradas essenciais e de baixo risco sejam liberadas.

Macrorregiões de Dourados e Corumbá já estão classificadas como de risco alto para covid-19.
Macrorregiões de Dourados e Corumbá já estão classificadas como de risco alto para covid-19.

O patamar vermelho fica uma casa acima do risco extremo, de cor preta. Nestes casos, apenas os serviços essenciais devem funcionar, segundo metodologia do Executivo estadual, desenvolvida em parceria com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), braço continental da OMS (Organização Mundial de Saúde).

A cor preta aponta para restrições similares a de um lockdown. Rio Brilhante, com 326 casos confirmados de covid-19, está sob regime de fechamento do comércio por 14 dias.

Segundo Verruck, o município de Rochedo serviu como laboratório para implementar o Prosseguir. Na sexta-feira (26), após tratativas com Semagro e SES, ficou definido o fechamento do frigorífico instalado na cidade, que emprega 800 funcionários e registrou surto de novo coronavírus.

Ontem, depois de novas conversas com secretários estaduais, a prefeitura de Rochedo decidiu pelo fechamento das atividades não essenciais.

As macrorregiões de Campo Grande e de Três Lagoas estão pintadas em laranja, ou seja, têm risco médio para a pandemia. Uma evolução leva ao patamar tolerável, de cor amarela. O ideal é atingir o risco baixo, ilustrado pela cor verde.

Eixos - O Prosseguir vai se guiar por três pilares básicos: Saúde, Economia e Recomendações de flexibilização.

(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)
(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)

O primeiro item prioriza o diagnóstico dos municípios em Vigilância Epidemiológica, serviços de Saúde e populações vulneráveis. Indicadores como quantidade disponível de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), número de testes e evolução dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) norteiam os segmentos. Cada item terá peso diferente, que, somados, chegam ao percentual de 100%.

Na Economia, os critérios usados são classificação das atividades, recomendações de restrição ou flexibilização e matriz de recomendações para as empresas.

As atividades econômicas serão divididas por cores - verde, amarelo e vermelho -, de acordo com suas naturezas. Quanto maior for a probabilidade de contato entre pessoas, aglomerações e rede de relacionamentos, mais arriscada ela é.

(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)
(Infográfico: Reprodução/Governo de MS)

A primeira recomendação é salvar vidas. A partir da Saúde, tentar manter empregos”, resumiu Jaime Verruck.

Acompanhamento - O programa é monitorado por um Comitê Gestor, formado colegiado de secretarias. O grupo vai se reunir uma vez por semana para análise e avaliação dos indicadores.

O governo vai publicar atualização do mapa de monitoramento todas as semanas. Cada município será informado de seu diagnóstico, tanto poder público como empresariado, para guiar a tomada de decisões.

Nos siga no Google Notícias