ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Governo vai definir bandeiras de risco em saúde para regiões e cidades de MS

Programa estadual ainda fará recomendações sobre restrições de atividades e circulação de pessoas

Leonardo Rocha | 26/06/2020 10:43
Sede da Governadoria, no Parque dos Poderes (Foto: Divulgação)
Sede da Governadoria, no Parque dos Poderes (Foto: Divulgação)

O governo estadual vai definir bandeiras de risco em saúde pública para regiões e cidades do Estado, em função da pandemia de coronavírus. Nesta avaliação ainda vai fixar graus (alto, médio e baixo) e percentuais para cada local. A intenção é monitorar a situação dos municípios, fazendo análises e recomendações aos gestores.

Como já tinha adiantado ontem (25), o governo lançou o programa “Prosseguir”, que visa fazer uma avaliação da saúde pública e retomada da economia do Estado, durante e depois da pandemia. As regras e composição do grupo de trabalho foram publicadas hoje (26), no Diário Oficial do Estado.

O programa pretende monitorar a saúde, identificando os ambientes com maior risco devido a doença, e  o impacto econômico trazido ao Estado devido a pandemia, inclusive tendo a classificação das atividades em relação a questão financeira.

Com este diagnóstico, quer levar aos gestores e autoridades subsídios técnicos para ações emergenciais, tanto no campo da saúde, como na economia. Para conduzir os trabalhos do programa, será montado um comitê, tendo como presidente o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel.

Comitê - Este grupo de trabalho terá a participação da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Sejusp (Secretaria Estadual de Segurança Pública), Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda), Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), CGE (Controladoria Geral do Estado ) e PGE (Procuradoria Geral do Estado).

Os integrantes vão se reunir uma vez por semana, podendo ter reuniões extraordinárias caso seja necessário. Eles não serão remunerados para fazer parte do comitê. O grupo vai definir os graus de risco de cada região e município, assim como expedir as recomendações às autoridades, entre elas sobre circulação de pessoas, flexibilizar regras ou restrição de atividades.

O comitê terá a missão de publicar as medidas e ações para controle de risco na área da saúde nos municípios, assim como recuperação das atividades econômicas.

Também poderão definir atos normativos e medidas de mudança na legislação. Para reforçar os trabalhos, podem ser instaurados grupos técnicos de estudos e ações específicas.

Nos siga no Google Notícias