ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Projeção indica mais de 100 mil vítimas da covid em MS, 3 vezes o dado oficial

Segundo especialista, a incapacidade de se realizar testes em toda população provoca a subnotificação

Lucia Morel | 10/08/2020 16:34
Milhares de pessoas no Estado podem já ter sido contaminadas e nem ao menos sabem disso. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Milhares de pessoas no Estado podem já ter sido contaminadas e nem ao menos sabem disso. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Mato Grosso do Sul contabiliza nesta segunda-feira, 31.739 casos confirmados de covid-19, mas o número real pode ser 3,2 vezes maior que o oficial, segundo especialista. Apesar do Estado ter uma média boa de testagem, ainda é abaixo do necessário, o que provoca essa subnotificação.

Estima-se que, na realidade, 101.564 pessoas em MS já tenham sido infectadas com o novo coronavírus, mas não procuraram fazer exames e não foram contabilizadas nos dados oficiais. Geralmente, isso ocorre com quem tem sintomas leves, que acaba não procurando nem atendimento médico nem testes.

O infectologista Júlio Croda, pesquisador da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), explica que o número de casos real pode ser estimado levando-se em conta a taxa de letalidade, que no Estado está em 1,6%. Isso significa que dos 31.789 confirmados com covid em MS, 1,6% deles - mesmo que 523 – foram a óbito.

A taxa de letalidade normal da doença é de 0,5%, quando se leva em conta os dados contabilizados em países e localidades por onde a doença já passou e que chegaram a uma testagem em massa da população.

Com base nisso, pesquisadores avaliam que toda taxa de letalidade acima de 0,5% indica que a notificação de novos casos está abaixo do total real. Assim, em MS, a taxa de 1,6% está 3,2 vezes maior que a normal, que é 0,5%, o que pressupõe que os casos reais sejam maiores nessa mesma proporção.

“Mato Grosso do Sul ainda está bem, porque em outras regiões do país, essa média é de seis a sete vezes maior, mas aqui estamos testando bem. No entanto, o momento é crítico, é um momento de inflexão, por que vínhamos bem, estávamos tendo uma resposta boa em relação à doença, mas chegou o momento crítico, de aumento substancial de casos. Ou se tomam decisões baseadas cientificamente ou os indicadores vão piorar”, avalia.

Média móvel – O especialista afirma isso levando em conta a média móvel de casos registrados em MS e em Campo Grande, que “não apresentam nenhum sinal de estabilização”.

Curva não aparenta sinais de estabilização. (Fonte: CIIS/USP)
Curva não aparenta sinais de estabilização. (Fonte: CIIS/USP)

Para se ter uma ideia, pelo do CIIS (Centro de Informação e Informática em Saúde) da USP (Universidade de São Paulo), a média móvel de casos novos de covid-19 em Mato Grosso do Sul é de 709 novos casos por dia e 15 de óbitos, com dados até 7 de agosto.

Em Campo Grande é de 481,4 por dia, diante dos dados analisados até 6 de agosto. Já as mortes, são em média nove ao dia. Em ambos os casos, os gráficos apresentam curvas crescentes.

Alguma estabilização de casos, ou mesmo, redução, deve ser verificada quando a média móvel em sete dias seguidos for a mesma, mas não é o que ocorre. Pelos dados da CIIS, no dia 27 de julho, houve 737 confirmações no Estado. Mesmo valor registrado uma semana depois, 4 de agosto.

Atualmente, a taxa de contágio, que é outro indicador em relação ao avanço da covid-19 nas regiões, indica que de 10 pessoas infectadas em Campo Grande, outras 13 são contaminadas, sendo que o índice varia de 1,1 a 1,3, segundo o site Farol Covid, o que é considerado ruim, já que o ideal é a taxa estar abaixo de 1. No Estado, a taxa varia de 1,2 a 1,3, indicando que de cada dez pessoas, de 12 a 13 são contaminadas.

Nos siga no Google Notícias