ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Projeto da UEMS avalia saúde de caminhoneiros da Rota Bioceânica

Ao todo, iniciativa pretende atender cerca de 200 caminhoneiros

Liana Feitosa | 14/04/2022 15:27
Acadêmicas de medicina realizam atendimento de caminhoneiros na saída de Campo Grande para a região oeste de MS. (Foto: UEMS /Divulgação)
Acadêmicas de medicina realizam atendimento de caminhoneiros na saída de Campo Grande para a região oeste de MS. (Foto: UEMS /Divulgação)

Estudantes do curso de Medicina da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vão avaliar a saúde de caminhoneiros na Rota Bioceânica. O objetivo é fornecer uma análise sobre riscos cardiovasculares aos caminhoneiros. No primeiro dia de projeto, cerca de 50% dos examinados apresentaram alterações nos exames.

Foram realizados exame físico, com aferição de sinais vitais, peso, altura, medida da circunferência abdominal, e IMC (índice de massa corpórea), e exame laboratorial, com teste rápido de glicemia capilar e teste rápido de colesterol total/frações e triglicerídeos. Os primeiros atendimentos foram realizados em um posto de parada de motoristas em uma das saídas de Campo Grande, mas, ao todo, o projeto pretende atender 200 profissionais do transporte de carga.

Os participantes receberam um relatório dos resultados de exames e foram orientados a procurarem atendimento na unidade de saúde de sua cidade, com os resultados já disponíveis. “Eles certamente terão um atendimento mais resolutivo, além disso, todos receberam orientações e folder explicativo sobre medidas não farmacológicas para controle e redução do sobrepeso e do colesterol”, explicou a médica Alessandra Aparecida Vieira Machado, professora do curso e coordenadora do programa.

No primeiro dia de execução do projeto, cerca de 25 caminhoneiros foram atendidos e a constatação foi que cerca de 50% apresentavam alterações nos exames. O projeto ainda vai realizar a triagem do risco cardiovascular em caminhoneiros nos municípios de Campo Grande e em Jardim.

Os dados gerados nesse projeto de extensão serão direcionados para mais duas pesquisas da universidade voltadas para o público de caminhoneiros para investigação de doenças cardiovasculares e metabólicas. As ações fazem parte da atuação da UEMS na Rota Bioceânica.

Nos siga no Google Notícias