ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Protesto na Bolívia continua e fronteira segue hoje fechada

Somente pedestres podem passar de Corumbá para Puerto Quijarro, cidade fronteiriça boliviana

Guilherme Correia e Izabela Cavalcanti | 09/08/2022 09:20
Somente pedestres podem passar por fronteira com a Bolívia, em Corumbá. (Foto: Direto das Ruas)
Somente pedestres podem passar por fronteira com a Bolívia, em Corumbá. (Foto: Direto das Ruas)

A fronteira entre Brasil e Bolívia, por meio do município de Corumbá, a 428 quilômetros de Campo Grande, segue fechada nesta terça-feira (9), em protesto contra o adiamento do Censo Demográfico do país vizinho.

O último levantamento foi feito em 2012 e serve para definir políticas públicas e distribuição de recursos para as cidades. Segundo o presidente da Setlog Pantanal (Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Pantanal), Lourival Junior, a passagem de veículos permanece fechada durante a manhã.

Por enquanto, apenas pedestres podem passar de um lado para o outro. Caminhoneiros aderiram à paralisação, prevista para acontecer entre ontem e hoje. Outras duas regiões do país boliviano têm atos semelhantes.

Motivações - O governo presidido por Luis Arce (MAS) adiou a pesquisa para 2024, sendo que inicialmente, seria feita em novembro de 2022. Este é o segundo "Paro Cívico" em protesto ao adiamento - o primeiro foi em 25 de julho.

O departamento de Santa Cruz, onde está situada a cidade mais populosa do país, além de Puerto Quijarro, no limite com Corumbá, tem apoiado as manifestações. O governador Luis Fernando Camacho (UCS), de oposição, declarou estar do lado do movimento.

A justificativa é que as regiões são prejudicadas na redistribuição de recursos econômicos públicos, por conta do adiamento do recenseamento, já que os dados utilizados são defasados.

O Poder Executivo, no entanto, admite que não há condições técnicas para o mapeamento este ano, por conta dos efeitos socioeconômicos provocados pela pandemia da covid-19.

Em diferentes pontos da Bolívia, sobretudo em Santa Cruz de La Sierra, civis montaram barricadas com terra, paus, pedras e pneus para impedir o trânsito nas principais vias da cidade.

Com bandeiras do departamento de Santa Cruz, manifestantes bloquearam fronteira com caminhão. (Foto: Direto das Ruas)
Com bandeiras do departamento de Santa Cruz, manifestantes bloquearam fronteira com caminhão. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias