ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Quem recebeu vacina contra covid tem de esperar até 7 dias para doar sangue

Tempo varia de acordo com qual imunizante foi recebido; outras vacinas também têm esse período de espera

Guilherme Correia | 17/02/2021 10:05
Homem doa sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)
Homem doa sangue no Hemosul, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf/Arquivo)

Pessoas que receberam dose da vacina contra a covid-19 têm de esperar entre 2 a 7 dias para poderem doar sangue. Isso é o que diz orientação do Ministério da Saúde e do Hemosul (Hemocentro Coordenador de Mato Grosso do Sul), localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, em Campo Grande.

Conforme publicação feita pelo órgão, o ideal é que a doação ocorra antes do recebimento do imunizante.

Além disso, na hora de realizar cadastro para poder doar, é requerido comprovante de qual imunizante tenha recebido. Caso o futuro doador não tenha essa informação, terá de esperar o tempo máximo (7 dias). O mesmo vale para aqueles que tiverem algum tipo de reação ao imunizante.

Toda vacina tem esse tempoConforme nota técnica da Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária), quem recebeu doses da vacina Coronavac podem doar 48 horas após a imunização. Já quem recebeu o imunizante AstraZeneca precisa esperar sete dias.

Outras vacinas, como a da gripe, por exemplo, também têm períodos recomendados para que a vacinação seja permitida. Essa também requer período de 48 horas.

Esse "impedimento temporário" para doar acontece também com alguns determinados tipos de vacina, e tem objetivo de proteger tanto o doador quanto o receptor, bem como a qualidade dos produtos do sangue.

Doe sangue - O Hemosul fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, no Centro da Capital, e funciona das 7h às 17h em dias de semana, e das 7h às 12h aos sábados. Não é necessário estar em jejum antes da doação, mas é recomendado evitar alimentos gordurosos.

Também possuem unidades do Hemosul, em Mato Grosso do Sul, os municípios de Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim.

Nos siga no Google Notícias