ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Resende propõe doação de vacinas contra covid a países vizinhos

No Paraguai, menos da metade da população completou ciclo de imunização

Adriel Mattos e Jhefferson Gamarra | 02/12/2021 16:48
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Paulo Francis)
Secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende. (Foto: Paulo Francis)

O secretário de estado de Saúde, Geraldo Resende, propôs nesta quinta-feira (2) a doação de vacinas contra a covid-19 aos países vizinhos ao Brasil. A declaração foi durante o lançamento da nova edição da Caravana da Saúde, na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

“Tomei a liberdade de ligar para o Ministério da Saúde para sugerir um ato humanitário para que o Brasil possa doar vacinas que já estão sobrando em alguns lugares, para outros países vizinhos com o Brasil, que podem comprometer nosso esforço de vacinar”, declarou.

Resende disse que vai convocar os governadores dos outros estados fronteiriços. “Isso é um gesto de humanidade, não adianta nosso esforço se não tiver os países vizinhos vacinados. Então estou lançando esse desafio para o Brasil ser de fato ser o que olha para os vizinhos”, pontuou.

O secretário ainda quer que os municípios participem. “Vou pedir também para os municípios de fronteira colocar os servidores para fazer essa vacinação em outros países e não jogar o trabalho de vacinação aqui por água abaixo”, concluiu.

Vizinhos a Mato Grosso do Sul, Bolívia e Paraguai estão longe dos altos índices de imunização que o Brasil registra. A Bolívia tem 3,1 milhões de vacinados com duas doses, 369,6 mil com a terceira e 983,2 mil com a dose única da vacina da Janssen, segundo o Ministério da Saúde e Esportes.

O Paraguai tem apenas 47% da população maior de 12 anos totalmente imunizada e 60% tomou ao menos uma dose, conforme o Ministério da Saúde e Bem-Estar Social.

Nos siga no Google Notícias