ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Saúde traz representantes de ministério para discutir ações contra dengue

Servidores serão capacitados para reforçar combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Adriel Mattos | 24/05/2022 08:16
Consultores de ministério e da Fiocruz estarão na Capital para seminário. (Foto: Arquivo/Edemir Rodrigues/Subcom-MS)
Consultores de ministério e da Fiocruz estarão na Capital para seminário. (Foto: Arquivo/Edemir Rodrigues/Subcom-MS)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza a partir desta terça-feira (24), um seminário com a missão de fortalecer as ações de vigilância e controle da dengue, febre chikungunya e zika vírus. O evento terá a participação de representantes do Ministério da Saúde.

“Dentro da ação programática realizada em parceria com o Ministério da Saúde, está uma importante ação de capacitação de profissionais de saúde voltada ao manejo clínico e vigilância laboratorial que será realizada pelo pesquisador da Fiocruz [Fundação Oswaldo Cruz], Rivaldo Venâncio. É importante que a população nos ajude nesta luta, mantenha os quintais limpos e não deixe água parada. A dengue mata e é importante estarmos vigilantes com as outras doenças como a zika e a chikungunya”, declarou o secretário Flávio Britto.

O consultor técnico de Arboviroses do Ministério da Saúde, Pablo Fontoura, destaca o fortalecimento da troca de informações entre o governo federal e os estados.

“É um momento oportuno para fazermos essa troca de informações e esta parceria. Percebemos que há um aumento de casos, inclusive, de casos graves e óbitos no país, nós temos que estar sempre fortalecendo e oferecendo essa acessibilidade, da capacitação, da vigilância e também dos profissionais que atuam na assistência tanto na atenção primária quanto como na atenção básica, então é muito importante essa parceria com estados e municípios para que a gente continue caminhando neste enfrentamento às arboviroses”, ponderou.

O seminário será aberto às 8h30, com uma reunião do comitê de arboviroses da SES, no auditório da Governadoria. Às 10h, na Sala de Situação da secretaria, o consultor do ministério fala a profissionais da vigilância e controle de arboviroses. Haverá ainda outro painel pela manhã e uma visita de campo de controle vetorial.

Na quarta-feira (25), a programação terá o painel “Manejo Clínico e Vigilância Laboratorial”, do pesquisador Rivaldo Venâncio, e outro sobre investigação de óbitos. Já na quinta-feira (25), haverá visita técnica ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) e à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande).

Nos siga no Google Notícias