ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Em 18 dias, mutirão contra dengue vistoriou 66 mil imóveis em Campo Grande

Operação da Secretaria Municipal de Saúde começou no dia 2 de maio e está prevista para terminar no dia 31

Ana Paula Chuva | 23/05/2022 13:18
Agente de Saúde durante vistoria em imóvel da Capital. (Foto: Divulgação | PMCG)
Agente de Saúde durante vistoria em imóvel da Capital. (Foto: Divulgação | PMCG)

Iniciada no dia 2 de maio, a operação “Mosquito Zero – É Matar ou Morrer” já vistoriou 66.109 imóveis nas sete regiões urbanas de Campo Grande e eliminou 1.859 focos do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O mutirão vai até dia 31 de maio.

Conforme o balanço divulgado nesta segunda-feira (23), na primeira etapa – entre os dias 2 e 13 de maio –, foram 39.170 casas inspecionadas, 25.122 potenciais criadouros do mosquito removidos e 1.133 focos eliminados. Os trabalhos foram realizados nos bairros Guanandi, Jardim dos Estados, Tijuca, Panamá, Novos Estados, Nova Lima, Itamaracá e Rita Vieira.

Já na segunda fase do mutirão, foram 26.939 imóveis vistoriados, 20.658 possíveis criadouros removidos e 726 focos removidos. A etapa está prevista para ser realizada até dia 31 de maio e as equipes estão nos bairros Vila Carlota, Cruzeiro, Jardim Leblon, Nova Campo Grande, Jardim Noroeste e Mata do Segredo.

São cerca de 350 servidores da CCEV (Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais) mobilizados nas ações que ocorrem de maneira simultânea nas sete regiões urbanas da Capital e a estratégia é priorizar os bairros com maior índice de infestação ou incidência da dengue.

“Os agentes atuam nestas áreas consideradas mais críticas com trabalho de manejo, vistoria de imóveis, terrenos baldios e recolhimento de materiais inservíveis, potenciais criadouros do mosquito, além da sensibilização da comunidade, considerando que 80% dos focos do Aedes aegypti ainda são encontrados dentro das residências”, explicou o coordenador da CCEV, Vagner Ricardo.

Dados epidemiológicos – Entre os dias 1° de janeiro e 17 de maio deste ano, foram 5.485 casos de dengue notificados com quatro mortes em Campo Grande. Do total, 1.697 casos foram confirmados só em abril, quase 50% a mais em relação ao mesmo período em 2021.

Já os casos de zika e chikungunya se mantêm estáveis, com 9 e 62 registros, respectivamente, de 01 de janeiro a 17 de maio.

Conforme mapa de notificações da CCEV, 8 bairros e parcelamentos de Campo Grande estão com índices considerados muito altos: Nova Lima, Novos Estados, Chácara dos Poderes, Noroeste, Rita Vieira, São Lourenço, Cruzeiro e Panamá. Já outros 22 apresentam índice alto, 35 moderado, 8 baixo e apenas a Vila Carvalho zero.

Nos siga no Google Notícias