ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

"Se houver possibilidade concreta", Saúde diz que vai comprar vacinas da China

Reunião de governos estaduais junto a embaixada chinesa pode "agilizar processo de importação" do princípio ativo dos imunizantes

Guilherme Correia | 05/02/2021 11:00
Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante transmissão na manhã de hoje (Foto: Reprodução)
Secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, durante transmissão na manhã de hoje (Foto: Reprodução)

Depois de anunciar que Mato Grosso do Sul receberá 32 mil doses da vacina sino-brasileira Coronavac, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, disse em transmissão oficial que o governo está se mobilizando para comprar os imunizantes por conta própria. para dar continuidade a campanha de imunização contra a covid-19.

Segundo o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), reunião entre governadores brasileiros junto à embaixada da China é articulada para "agilizar processo de importação do princípio ativo tanto da vacina do Instituto Butantan [Coronavac] como da vacina de Oxford, Astrazeneca".

A ideia é que com essas tratativas definidas, o Instituto de Tecnologia em Fármacos Farmanguinhos - vinculado a Fiocruz, no Rio de Janeiro, possa produzir carregamentos de vacinas a serem adquiridos pelos governos estaduais.

É uma determinação do governador Reinaldo Azambuja. Se houver possibilidade de adquirir vacinas para imunizar mais rapidamente a nossa população aqui do nosso Estado. Se houver possibilidade concreta, nós haveremos de fazer as compras", diz.

Ao "cobrar" que o governo federal tenha responsabilidade sobre os imunizantes, ele menciona que já estão preparados para resolver questões logísticas da distribuição. "Mas entendemos, e mais uma vez cobramos do governo federal, através do Ministério da Saúde, a aquisição de vacinas e a remessa para o nosso Estado", apontou.

Quarta remessa - Segundo o titular da pasta, a quarta remessa de vacinas Coronavac, feitas pelo Instituto Butantan, ainda não tem previsão de chegada. "[Serão] 32 mil doses que vão vir acondicionadas em 160 caixas. Não sabemos horário da entrega dessas vacinas, se vai acontecer hoje ou amanhã", explicou.

Além disso, Resende frisou que os grupos que vão receber essa quarta dose ainda não foram definidos: "nossa equipe nesse momento se encontra reunida para definir dentro do Plano Nacional de Imunização como vamos fazer a distribuição e qual o público que vai receber as vacinas desse lote".

Mesmo que cada município defina ao certo qual será a logística da imunização - desde que respeite decisão nacional de aplicar em idosos institucionalizados, indígenas e profissionais de saúde - reunião deverá definir os detalhes desse processo.

Se vamos continuar imunizando nosso pessoal da saúde, se vamos continuar vacinando idosos acima de 80 anos, já que o quantitativo da terceira remessa foi insuficiente para atender os 51 mil idosos acima de 80 anos que nós temos no Mato Grosso do Sul. Se haverá incorporação de outros grupos mesmo que o quantitativo seja pequeno ainda", mencionou.

Nos siga no Google Notícias