ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Secretaria propõe mutirão de vacinação nos 79 municípios de MS

Secretário estadual afirmou que doses serão entregues para secretarias municipais até sexta-feira (26)

Ana Oshiro | 25/02/2021 10:57
Doses da vacina coronavac e astrazeneca/oxford (Foto: Divulgação/Governo MS)
Doses da vacina coronavac e astrazeneca/oxford (Foto: Divulgação/Governo MS)

Mato Grosso do Sul recebeu 35.700 doses de vacina nesta quinta-feira, mas até o momento as vacinas não foram entregues aos municípios. A expectativa de Geraldo Resende, secretário estadual de saúde, era que as 79 cidades de MS recebessem as doses em até 12h após a chegada da nova remessa ao Estado.

"Ainda não encaminhamos as doses pois estamos fazendo o levantamento de quanto será enviado para cada município. As de Campo Grande vamos entregar ainda hoje, para o interior as vacinas vão sair da Capital por volta das 5h de amanhã (26) e até o fim do dia todas as cidades estarão com o novo lote e poderão continuar a imunização", disse Resende.

Geraldo ainda disse que a SES (Secretaria Estadual de Saúde) propôs mutirões de vacinação. "Queremos fazer com que os prefeitos de todas as cidades façam mutirões para vacinar aos sábados e domingos, e assim acelerar a imunização", disse o secretário, em entrevista ao Campo Grande News nesta quinta-feira (25).

Cada cidade tem autonomia para decidir a estratégia que será tomada, mas, de acordo com Geraldo, boa parte dos prefeitos tem concordado com a proposta e devem realizar o mutirão. Em Campo Grande ainda não há nada confirmado, mas a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que está estudando a possibilidade.

Quinta remessa de doses foi entregue nesta quinta-feira ao Estado (Foto: Paulo Francis)
Quinta remessa de doses foi entregue nesta quinta-feira ao Estado (Foto: Paulo Francis)

Histórico das remessas - Mato Grosso do Sul já recebeu 222.746 vacinas, em quatro carregamentos enviados pelo Ministério da Saúde. A primeira remessa chegou no dia 18 de janeiro, com um lote de 158,7 mil doses da vacina Coronavac.

O segundo lote desembarcou no Estado em 24 de janeiro, com 22 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford. Já o terceiro lote foi chegar ao Estado em 25 de janeiro, em um reforço de mais 10,2 mil doses da Coronavac. A quarta remessa com 32 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou no dia 7 de fevereiro.

Dados do “Vacinômetro”, mostram que até quarta-feira (24) já foram aplicadas 149.952 doses de vacinas em Mato Grosso do Sul, o que representa o índice de 3.85% da população total do Estado já vacinada.

Nos siga no Google Notícias