Secretaria terá técnico 24h após falhas telefônicas no 190 e 193
Medida foi definida em reunião na Alems para acelerar solução de problemas no estado
Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) terá um técnico da operadora Oi disponível 24 horas para reduzir falhas nos serviços 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (30) durante reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, após reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul terá um técnico da operadora Oi disponível 24 horas para minimizar falhas nos serviços de emergência 190 e 193. A medida foi anunciada após reunião na Assembleia Legislativa, motivada por reclamações da população. Em 2023, foram registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços, sendo 265 paralisações e 105 problemas de encaminhamento de chamadas. Como solução, a Oi está migrando para a tecnologia virtual SIP, mais moderna e eficaz, com previsão de conclusão em novembro, quando 100% da rede estará atualizada.
Representantes da pasta e das operadoras Oi e Vivo participaram do encontro, junto com deputados Junior Mochi (MDB) e Pedro Kemp (PT).
- Leia Também
- Serviços de emergência 190 e 193 são restabelecidos em MS
- Rompimento de cabo da Oi deixa números de emergência fora do ar em MS
Segundo o coordenador de tecnologia, informática e radiocomunicação da pasta, Wandner Valdivino Meirelles, foram registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços 190 e 193 em Mato Grosso do Sul neste ano. Dessas, 265 envolveram paralisações e 105 problemas de encaminhamento de chamadas. "Setembro concentrou o maior volume, com 62 paralisações e 38 perdas de rota", disse.
O avanço tecnológico é apontado como a principal solução. A Oi está migrando a antiga rede de comunicação TDM (Time Division Multiplexing) para a tecnologia virtual SIP (Session Initiation Protocol). Segundo o vice-presidente da Oi, Marcelo Leite de Moraes, a nova rede é mais moderna e eficaz. "Estamos migrando para uma rede que busca outro caminho em milissegundos caso haja qualquer obstáculo, garantindo que as chamadas sejam completadas", diz.
Ainda segundo Mato Grosso do Sul, 96% da rede já recebeu a atualização e a cobertura total será concluída até novembro, estima a operadora.
"Além da tecnologia, a presença permanente do técnico permitirá solucionar rapidamente qualquer falha. Também será criada uma comissão específica para acompanhar sistematicamente as ocorrências", informou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, delegado Tiago Macedo dos Santos.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.