ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, DOMINGO  15    CAMPO GRANDE 28º

Política

Após Carnaval, vereadores retomam sessões com votação sobre mudanças no Prodes

Projeto do Executivo trata da cláusula de reversão de imóveis concedidos a empresas beneficiadas

Por Ketlen Gomes | 15/02/2026 17:28
Após Carnaval, vereadores retomam sessões com votação sobre mudanças no Prodes
Vereadores de Campo Grande só retornam às atividades parlamentares na quinta-feira, após o Carnaval. (Foto: Divulgação/Câmara Municipal)

Na próxima quinta-feira (19), os vereadores voltam do Carnaval com a votação e análise do Projeto de Lei Complementar 1019/26, de autoria do Executivo, que altera regras do Prodes (Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social). A iniciativa modifica a Lei Complementar 418, de 2021, que instituiu o programa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara Municipal de Campo Grande retoma suas atividades na próxima quinta-feira (19) com a votação do Projeto de Lei Complementar 1019/26, que altera regras do Programa de Incentivos para o Desenvolvimento Econômico e Social (Prodes). A principal mudança permite a exclusão da cláusula de reversão dos imóveis concedidos às empresas após 10 ou 20 anos.Os vereadores também analisarão o veto total ao Projeto de Lei 11.798/25, que propunha a exploração publicitária em pontos de ônibus por associações de moradores. A sessão terá início às 9h, com transmissão pela TV Câmara e YouTube.

O texto prevê a possibilidade de exclusão da cláusula de reversão dos imóveis concedidos como incentivo às empresas, que tenham cumprido integralmente os compromissos assumidos com o município.

Conforme a proposta, a baixa do registro da cláusula poderá ocorrer após 10 anos da celebração da escritura do imóvel incentivado, quando localizado em polos empresariais, e após 20 anos nos casos de empreendimentos situados fora desses polos. A matéria será votada em única discussão.

O debate sobre alterações na lei ocorre há anos na Câmara Municipal de Campo Grande, com participação de entidades empresariais e representantes do setor produtivo.

Durante a sessão anterior, o presidente da Casa, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), afirmou que a proposta busca garantir segurança jurídica aos empresários que já atuam há anos em áreas incentivadas e que cumprem exigências do programa.

Ele também lembrou que a concessão dos incentivos passa por análise do Codecon (Conselho de Desenvolvimento Econômico), com apresentação de dados sobre investimentos e empregos, antes do envio do projeto à Câmara para aprovação.

Além da alteração no Prodes, os vereadores devem votar o veto total do Executivo ao Projeto de Lei 11.798/25, de autoria do vereador Ronilço Guerreiro. A proposta trata da exploração de publicidade em abrigos de pontos de ônibus por instituições da sociedade civil organizada.

O projeto previa que associações de moradores utilizassem os espaços para anúncios e aplicassem os recursos arrecadados na manutenção dos abrigos e em ações comunitárias. No veto, a prefeitura argumenta que já há normativa sobre o tema, aponta vício de iniciativa e informa que está em andamento Procedimento de Manifestação de Interesse para estudos de modelagem, viabilidade, padronização, manutenção e modernização dos abrigos.

A sessão começa às 9h e pode ser acompanhada presencialmente ou pela TV Câmara e pelo YouTube da Casa de Leis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.