ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Sem horário de verão, nota fiscal eletrônica com hora errada será rejeitada

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro revogou o horário de verão; celulares e computadores podem atualizar hora automaticamente

Fernanda Palheta | 07/11/2019 09:33
Contribuinte deverá atualizar o seu sistema operacional para que o horário de verão seja desconsiderado (Foto: Reprodução)
Contribuinte deverá atualizar o seu sistema operacional para que o horário de verão seja desconsiderado (Foto: Reprodução)

As notas fiscais eletrônicas emitidas com o horário de verão serão rejeitadas pelo Governo do Estado. Mesmo sem o horário de verão em 2019, os relógios de celulares e computadores podem atualizar a hora automaticamente, como aconteceu no último domingo (3). 

A Sefaz (Secretaria Estadual de Fazenda) alerta os empresários sul-mato-grossenses para as mudanças automartcas. “Nos casos em que o horário foi atualizado considerando o horário de verão, a emissão de NF-e será rejeitada (703 – Rejeicao: Data-Hora de Emissao posterior ao horário de recebimento). Por este motivo, o contribuinte deverá atualizar o seu sistema operacional para que o horário de verão seja desconsiderado”, diz a nota.

Mudança automática - Os usuários de smartphones de todo o Brasil voltaram a identificar erro nos aparelhos, que adiantaram o relógio em uma hora, no último domingo (3). A situação já havia ocorrido em 20 de outubro, quando o horário de verão entraria em vigor.

Segundo o site Tecnologia, do portal IG, a gigante Google emitiu nota informando as alterações feitas pelo governo brasileiro no horário de verão impactaram o Banco de Dados Global da IANA (Autoridade para Atribuição de Números da Internet), sistema utilizado por celulares e outros dispositivos eletrônicos para a hora certa.

"Na prática, isso significa que alguns celulares possivelmente não tenham a informação necessária para evitar que o relógio dos aparelhos seja alterado automaticamente como se o horário de verão ainda estivesse valendo", afirmou a empresa.

Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro decidiu revogar o horário de verão.

Nos siga no Google Notícias