ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Simulador deixa de ser obrigatório para obter CNH e número de aulas cai

Eficácia do equipamento e redução de custos foram alegadas no Contran; em MS, entidade vê mudanças com cautela

Humberto Marques | 14/06/2019 14:59
Simulador, adquirido por vários CFCs, deixará de ser obrigatório para obter CNH. (Foto: Arquivo)
Simulador, adquirido por vários CFCs, deixará de ser obrigatório para obter CNH. (Foto: Arquivo)

Em mais uma mudança no processo para obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) nos últimos anos, o governo federal anunciou nesta sexta-feira (14) que o uso de simuladores para as aulas da categoria “B” (carros de passeio) nos Centros de Formação de Condutores deixará de ser obrigatório. Além disso, o número de horas práticas de direção caiu de 25 para 20, podendo chegar a 15 caso o aluno decida utilizar os simuladores por cinco horas.

As mudanças foram anunciadas na quinta-feira (13), em reunião do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), e devem entrar em vigor dentro de 90 dias. Elas foram baseadas em duas premissas: a de que os simuladores não são eficientes e de que, com a redução no total de horas, pode haver uma redução de até 15% no custo para obtenção da CNH, que em Campo Grande chega a superar os R$ 2 mil.

“O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância na formação do condutor”, afirmou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, segundo quem, ao redor do mundo, o uso do equipamento também não é obrigatório. Ainda assim, alunos que julguem que o simulador é necessário poderão fazer as aulas.

Freitas avalia que a retirada da obrigatoriedade do equipamento poderá resultar em uma redução de até 15% no custo da CNH B, favorecendo os CFCs que não conseguiram adquirir ou alugar um simulador. Nos dois casos, porém, o presidente do SindiCFC (Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Mato Grosso do Sul), Vagner Freitas, alerta ser necessário ter cautela.

Análise – Sobre o simulador, Freitas afirma se tratar de um equipamento que “do modo correto é positivo, com o instrutor analisando e cortando alguns vícios, dando situações que não conseguimos fazer no veículo, como as aulas em rodovia ou de direção defensiva”. “Agora botar o equipamento sem um orientador é bem negativo”, emendou.

O presidente do SindiCFC também lembra que o simulador esteve em meio a uma disputa jurídica, na qual sua obrigatoriedade também foi discutida intensamente. “O problema é a segurança jurídica do país, na qual tivemos de fazer um investimento em detrimento da resolução (que desobrigava os simuladores). Ou seja, se não tivesse simulador não trabalharia, aí adquire e hoje se fala que é ineficaz, e então em outro governo vira obrigatório. É complicado trabalhar porque tem de cumprir”.

Freitas destacou que o problema não são as mudanças que se pretendem fazer, já que muitas têm efeitos benéficos, “mas precisa discutir isso um pouco mais com os técnicos, que entendem do caso”.

Quanto a redução do número de horas práticas de direção, ele lembra que muitas pessoas conseguem obter a CNH dentro do limite de horas contratado no pacote dos CFCs. Porém, ainda é cedo para afirmar que isso poderá enxugar o preço final para o aluno. “Se em certa demanda você tem três simuladores e um profissional instruindo, o custo financeiro com os encargos sociais, como FGTS, é um. Se tudo for para a aula prática, será mais um veículo, mais um profissional para atender. Na ponta do lápis, com os impostos, pode sair ‘elas por elas’ ou repassar o custo. Mas isso deve facilitar o processo de obtenção da CNH”.

Nos siga no Google Notícias