ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

“Sintonia dos Gravatas”: 6 advogados são alvos do Gaeco e Garras

Conforme investigação, profissionais do Direito atuavam criminosamente em favor do PCC

Anahi Zurutuza | 25/03/2022 12:55
Bruno Ghizzi, um dos advogados alvos da operação, deixando escritório após buscas na companhia de policias. (Foto: Reprodução)
Bruno Ghizzi, um dos advogados alvos da operação, deixando escritório após buscas na companhia de policias. (Foto: Reprodução)

Seis advogados foram alvo da Operação Courrier, deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) na manhã desta sexta-feira (25). Eles são investigados por fazerem parte da chamada “Sintonia dos Gravatas” e cometerem crimes a mando do PCC (Primeiro Comando da Capital), facção que age dentro e fora dos presídios brasileiros.

Ao todo, segundo o Gaeco, foram cumpridos 38 mandados judicias em Campo Grande, Dourados, Jardim e Jaraguari.

Além dos advogados, são suspeitos de fazerem parte do núcleo de “apoio jurídico” da organização criminosa um servidor do Poder Judiciário e outro da Defensoria Pública, além de um policial penal.

Atentado - Ainda conforme as apurações policiais iniciais, os advogados “valem-se, criminosamente, de suas prerrogativas constitucionais para transmitirem recados de faccionados presos a outros membros da organização criminosa, inclusive referentes a planejamento de atentados contra a vida de agentes públicos”. As ameaças estavam direcionadas a um promotor do Gaeco e um juiz.

“Courrier” é palavra francesa que na tradução literal para o português significa “correspondência”. O nome da operação faz referência, portanto, ao “leva e traz” de informações de dentro para fora de penitenciárias e vice-versa.

Além do Gaeco e Garras, foram às ruas de Mato Grosso do Sul para dar cumprimento aos mandados, policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Gisp (Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário).

Mandados - Na Capital, a força-tarefa esteve, nesta manhã, no Acqua Verano, na Avenida Rachid Neder, Bairro São Francisco, e em um coworking (onde várias companhias compartilham da estrutura para operar), localizado na Avenida Afonso Pena, entre a Rui Barbosa e a Pedro Celestino.

Conforme apurado pela reportagem, no prédio residencial, vive um dos alvos, o advogado Bruno Ghizzi, que tem escritório no “condomínio” de empresas. Ghizzi atua no caso de um dos acusados pelo assassinato Carlos Reis de Medeiros, o “Alma", garagista e agiota da Capital que teria negócios com o PCC.

O advogado investigado acompanhou os trabalhos da operação e deixou o coworking acompanhado do delegado João Paulo Sartori, do Garras, policiais e agentes do Gaeco, por volta do meio-dia. Não há confirmação, contudo, sobre se ele foi ou não preso pela operação.

Equipes também estiveram em endereço na Rua Sebastião Lima, no Bairro Monte Líbano, de onde um homem saiu preso.

Bruno Ghizzi deixando condomínio no São Francisco acompanhado de promotor do Gaeco (de terno azul marinho), delegado do Garras e policiais. (Foto: Henrique Kawaminami)
Bruno Ghizzi deixando condomínio no São Francisco acompanhado de promotor do Gaeco (de terno azul marinho), delegado do Garras e policiais. (Foto: Henrique Kawaminami)

Outro lado - Por meio da assessoria de imprensa, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul informou que não há defensores públicos investigados, mas que "acompanha o caso" do servidor "citado" e "aguarda por mais informações a respeito da operação". O órgão afirmou, via assessoria de imprensa, que "está à disposição para colaborar com as instituições que realizam a investigação no que for necessário".

(*) Matéria alterada para acréscimo de informações às 13h49. 

Nos siga no Google Notícias