ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Termina no dia 31 prazo para renovação do exame toxicológico

Em MS, 15% dos 81 mil caminhoneiros precisam renovar o documento

Por Gustavo Bonotto | 11/03/2024 22:45
Caminhão-tanque trafega ao lado de veículos de passeio em rodovia federal. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)
Caminhão-tanque trafega ao lado de veículos de passeio em rodovia federal. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) encerra, no dia 31 de março, o prazo para realização do exame toxicológico. O documento é obrigatório para condutores de ônibus e caminhões, mesmo que não sejam motoristas profissionais.

O prazo para regularização terminaria em 28 de dezembro de 2023 e foi prorrogado para aqueles com vencimento entre janeiro a junho. À época, 15% dos 81 mil motoristas sul-mato-grossenses ainda não haviam renovado a documentação, segundo levantamento do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Conforme noticiado, o prazo varia conforme a data de validade da CNH (Carteira Nacional de Trânsito). Aqueles com validade entre julho e dezembro terão até 30 de abril para concluir a pendência.

A recomendação é que os motoristas procurem um dos 17 laboratórios credenciados na Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para o exame, que é feito a partir de amostra de cabelo ou unha. O resultado será lançado no sistema Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação).

Com a medida, motoristas flagrados dirigindo veículo das categorias C, D ou E com o exame toxicológico vencido por mais de 30 dias serão multados a partir de 1º de maio, caso a validade da CNH expire entre janeiro e junho. Para os condutores cujas CNHs vencem entre julho e dezembro, as multas começam a ser aplicadas em 31 de maio.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias