ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

TJ tira tuiuiú e adota bandeira vermelha que "exclui" 24 municípios

As mudanças foram aprovadas pelo Órgão Especial, mais alta Corte do Judiciário estadual

Aline dos Santos | 07/05/2021 12:20
Nova  bandeira do Tribunal de Justiça é vermelha e estrelas representam nunicípios de MS até 1979.
Nova  bandeira do Tribunal de Justiça é vermelha e estrelas representam nunicípios de MS até 1979.

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) segue em fase de mudanças. Depois de licitação para reforma na ala da presidência e compra de uniformes, o presidente do tribunal, desembargador Carlos Eduardo Contar, oficializou hoje a nova logomarca e bandeira do judiciário estadual.

Símbolo do Pantanal, o tuiuiú foi retirado da identidade visual. Até então, ele ficava no centro da logomarca. Agora, o desenho tem o mapa de MS (identidade territorial), balança e espada (símbolo da Justiça) e adorno do ramo de café e erva-mate (que remetem às riquezas originais).

Já uma segunda resolução publicada na edição de hoje do Diário da Justiça instituiu a nova bandeira. De cor vermelha, a bandeira tem 55 estrelas para representar os municípios existentes até 11 de outubro de 1979, quando foi instalado o Poder Judiciário. Agora, o Estado tem 79 cidades. A bandeira atual, exibida em frente ao prédio, tem várias cores: azul, branca, vermelha e verde.

Bandeira atual do Poder Judiciário, exibida em frente ao Tribunal de Justiça de MS. (Foto: Marcos Maluf)
Bandeira atual do Poder Judiciário, exibida em frente ao Tribunal de Justiça de MS. (Foto: Marcos Maluf)

“De cor vermelho (goles) trazendo em seu interior na parte superior e na inferior sequência de 16 estrelas brancas de cinco pontas, e nas laterais sequência de 11 estrelas brancas, que se unem às demais formando um quadrilátero com 54 (cinquenta e quatro) unidades representativas dos municípios que compunham o Estado de Mato Grosso do Sul quando de sua criação (11/10/1977) excetuada a capital, que será representada na linha mediana, em posição superior e em maior proporção aquelas outras, na cor amarela (ouro), totalizando assim todos os municípios existentes quando da instalação do Poder Judiciário (01/01/1979)”, detalha a resolução sobre a nova bandeira.

O TJMS também criou a “Medalha de Bons Serviços Judiciários” para premiação de servidores. Nas sessões solenes e cerimônias de gala, a honraria deverá ser usada no lado esquerdo do peito. “Nos trajes diários poderá ser utilizado o boton colocado no lado esquerdo das vestimentas sociais”.

As resoluções foram aprovadas pelo Órgão Especial do TJ/MS na última quarta-feira (dia 5).

Nos siga no Google Notícias