ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Toque de recolher muda para 20h em MS

Governo de MS ainda estuda instituir espécie de “lockdown” aos domingos

Anahi Zurutuza | 10/03/2021 06:54
Afonso Pena vazia, em dia de toque de recolher, no início da pandemia (Foto: Gabriel Marchesi)
Afonso Pena vazia, em dia de toque de recolher, no início da pandemia (Foto: Gabriel Marchesi)

Decreto impondo novas medidas para conter o contágio com o novo coronavírus deve ser publicado pelo Governo de Mato Grosso do Sul ainda nesta quarta-feira (10). Dentre as restrições discutidas em reunião da tarde dessa terça-feira (9), entre o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), secretariado, técnicos da Saúde e representantes da Segurança Pública, a única certa é a ampliação do toque de recolher, que passará a vigorar das 20h às 5h.

O Campo Grande News apurou que o governo estuda instituir espécie de “lockdown” aos domingos. Todas as medidas debatidas, porém, ainda precisam passar por análise jurídica e de alinhamento com o que está sendo definido nacionalmente.

Rascunho de decreto começou a circular ainda ontem em grupo de WhatsApp. O suposto documento teria vazado da Governadoria, mas nada do que está redigido ali está confirmado.

Se confirmar, a ideia seria permitir o funcionamento do comércio e outras atividades aos sábados, das 5h ás 16h. Aos domingos, somente serviços essenciais poderiam abrir a portas, desde que limitem o atendimento a, no máximo, 50% da sua capacidade e se for receber o público, exijam o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas presentes no local.

Os serviços ofertados exclusivamente por delivery também poderiam continuar operando, independentemente de horário.

Ainda conforme o hipotético rascunho, ficam totalmente proibidos “eventos ou reuniões em clubes, salões, igrejas e afins, onde o espaço físico não permita que o número de pessoas reunidas mantenha um distanciamento social, mínimo, um metro e meio” e ainda “eventos ou reuniões que, em razão da sua natureza, possam gerar aglomeração de pessoas, a exemplo de festividades, celebrações, confraternizações, shows e afins”.

Cirurgias eletivas também podem ser suspensas. Se confirmado, o decreto entra em vigor amanhã, dia 11, com validade por 14 dias.

O Campo Grande News tentou contato com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e com secretários, que não atenderam às ligações. A expectativa é que medidas sejam confirmadas ainda nesta manhã e sejam publicadas no Diário Oficial do Estado.

Nos siga no Google Notícias