ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

TRF confirma decisão que rejeitou denúncia contra André e mais 40

Por unânimidade, desembargadores acataram entendimento de que peça acusatória deve ser refeita

Marta Ferreira | 11/09/2019 15:47
O juiz Bruno Teixeira, que teve decisão sobre a Lama Asfáltica confirmada pelo TRF3. (Foto: Arquivo)
O juiz Bruno Teixeira, que teve decisão sobre a Lama Asfáltica confirmada pelo TRF3. (Foto: Arquivo)

Por unanimidade, a 5ª Turma do TRF 3 (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região acatou, nesta semana, decisão do juiz federal Bruno César Teixeira, de Campo Grande, rejeitando denúncia contra o ex-governador André Puccinelli (MDB) e mais 40 pessoas, derivada da Operação Lama Asfáltica. O magistrado, em agosto do ano passado, alegou que a peça acusatória não poderia ser acatada por “inépcia”, termo que no dicionário tem como um dos significados a “falta de inteligência”, mas no mundo jurídico é usado quando o documento aptidão para produzir efeito jurídico.

Na leitura do juiz, acatada pelos desembargadores, está correto o entendimento do magistrado de primeiro grau de que, da forma como foi apresentada, a denúncia produziria um processo “impossível” de ser concluído. No despacho de agosto do ano passado, o titular da 3ª Vara da Justiça Federal explica que se valeu do artigo 80 do Código de Processo Penal, segundo o qual é do juiz a prerrogativa de separação processual. “O oferecimento da denúncia monolítica [em um conjunto único, rígido] poderá dificultar o trabalho judiciário até o nível do irrazoável”, afirma.

Agora, com a decisão dos desembargadores, o MPF ainda pode recorrer, aos tribunais superiores, ou decidir apresentar nova denúncia.

Entre os advogados dos 41 envolvidos, a decisão do Tribunal Regional foi encarada como previsível. “ Previsível porque era mesmo grave o vício da denúncia rejeitada por inépcia, cabendo agora a desistência de tudo ou eventual correção do trabalho, por algo mais simples e inteligível, que possa garantir o direito à ampla defesa”, afirma André Borges, um dos defensores de envolvidos no extenso processo. Só a denúncia tem 180 páginas.

André Borges, advogado de um dos envolvidos, diz que decisão do TRF era esperada. (Foto: Divulgação)
André Borges, advogado de um dos envolvidos, diz que decisão do TRF era esperada. (Foto: Divulgação)

“Fatiamento” - O MPF havia sugerido sugerido o desmembramento da ação em pelo menos três processos, num total de quatro ações. Para o magistrado, porém, isso, em vez de auxiliar o andamento, prejudicaria a compreensão do essencial das imputações.

“Rejeito a denúncia em razão do reconhecimento de sua inépcia, considerando que foi oferecida monoliticamente, mas com requerimento de desmembramento que, caso acatado, tornaria sua descrição muito extensa”, diz o juiz no despacho.

O julgamento do recurso do MPF no Tribunal Regional Federal ocorreu no dia 9, segunda-feira. A turma tem cinco desembargadores, mas três votam em cada caso. Os três apoiaram o relator do caso, Paulo Fontes. O acórdão ainda precisa ser publicado, para o despacho vale.

O MPF ainda não se manifestou sober o que fará daqui para frente.
Entenda - André Puccinelli e mais 40 pessoas foram denunciadas por crimes previstos na Lei de Licitações e Contratos, Lei dos Crimes contra o Sistema Financeiro Nacional, Lei das Organizações Criminosa e no Código Penal.

As denúncias são relativas à obras na MS-040, fraudes no Aquário do Pantanal, fraudes nas contratações sem licitação com a Gráfica Alvorada e formação de organização criminosa. O prejuízo é calculado em mais de R$ 300 milhões.

Resultado de uma força-tarefa, formada por PF (Polícia Federal), CGU (Controladoria-Geral da União) e Receita Federal, a Lama Asfáltica já denunciou mais de 50 pessoas.

A operação contabiliza sete ações penais, todas om denúncias já recebidas pela Justiça Federal. Apenas uma delas teve sentença, em março, que condenou o ex-secretário e ex-deputado federal Edison Giroto a mais de 10 anos de prisão. Giroto segue preso.

Nos siga no Google Notícias