ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Cidades

Uma em cada 3 mortes que acontecem em MS hoje é em decorrência da covid

No total, 6,1 mil pessoas morreram neste ano, 2,2 mil causadas pelo coronavírus

Guilherme Correia | 08/04/2021 09:22
Profissionais de funerária enterram vítima da covid-19 em cemitério de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissionais de funerária enterram vítima da covid-19 em cemitério de Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)

Diferente do que é dito, de forma irônica, por aqueles que duvidam dos riscos da pandemia, não se morre "apenas por covid". Apesar disso, o coronavírus tem sido responsável por 36% das mortes em Mato Grosso do Sul neste ano.

Ao todo, conforme dados do Registro Civil, o Estado contabiliza 6.159 pessoas mortas no período entre janeiro e início de abril. Dessas, conforme o governo estadual, 2.248 foram especificamente pela covid-19.

Essa proporção mostra o quão letal tem sido essa doença em período mais recente. Ano passado, ao todo, foram 18.919 óbitos, sendo que 2.382 foram de covid - cerca de 12% do total.

Um dos fatores associados a esse aumento no total de mortes é a variante P1 do coronavírus, que tem infectado mais pessoas e feito mais vítimas. Conforme já noticiado, pesquisadores apontam que ela reduziu tempo de morte de positivados com o vírus de 14 para apenas dois dias.

De acordo com boletim epidemiológico mais recente, Mato Grosso do Sul chegou a 4.630 óbitos e 224,6 mil casos de coronavírus desde a confirmação dos primeiros casos.

Nos siga no Google Notícias