ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Mato Grosso do Sul registra 214 mil raios durante passagem de temporal

Na Capital, 5.270 descargas foram contabilizadas em uma hora e vento passou de 85 km/h

Por Gustavo Bonotto | 10/09/2026 21:55
Mato Grosso do Sul registra 214 mil raios durante passagem de temporal
Raio é registrado no céu de Campo Grande durante tempestade. (Foto: Juliano Almeida)

Mato Grosso do Sul registrou mais de 214 mil descargas atmosféricas nesta quinta-feira (10), durante a passagem da instabilidade que provocou chuva forte e ventania em diferentes regiões do Estado. Em Campo Grande, 5.270 raios foram contabilizados somente entre 17h e 18h, período em que o temporal causou os principais estragos na cidade. Os números são da NetClima e foram divulgados à noite pela concessionária Energisa.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou mais de 214 mil descargas atmosféricas na quinta-feira (10), com Campo Grande sendo a cidade mais afetada. Rajadas de vento de 85 km/h derrubaram árvores, postes e estruturas, deixando bairros sem energia. A UPA do Bairro Universitário suspendeu atendimentos após parte do teto cair. Nove escolas municipais cancelaram aulas na sexta-feira. A Energisa realizava reparos, orientando moradores a evitar fios caídos.

Na Capital, as rajadas ultrapassaram 85 km/h, conforme medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O vento derrubou árvores, postes, placas e estruturas, além de lançar galhos e outros objetos sobre a rede elétrica. Cabos se romperam e diferentes regiões ficaram sem energia.

Os primeiros problemas apareceram no fim da tarde, quando semáforos entraram em pane e árvores caíram sobre carros, motos e vias. Na Avenida Afonso Pena, um poste tombou, pegou fogo e deixou uma motorista dentro do veículo sob fios elétricos. Parte da área precisou ser isolada.

Na Esplanada Ferroviária, a ventania arrancou cobertura e derrubou tapumes. Cabos energizados também bloquearam trechos da região, enquanto a falta de energia levou a Feira Central a encerrar as atividades.

Os estragos alcançaram unidades públicas. Parte do teto da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Bairro Universitário caiu durante a tempestade e o atendimento foi suspenso. No Hospital Universitário, uma árvore atingiu veículos estacionados.

No Guanandi, o vento derrubou o letreiro de um atacadista. No Rita Vieira, estruturas de uma feira caíram e comerciantes encerraram as atividades antes do previsto. Pedras de granizo também foram registradas em diferentes bairros.

A sequência de ocorrências levou a Defesa Civil a pedir que moradores informassem pontos atingidos para ajudar no levantamento dos danos. Nove escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) ficaram sem condições de receber alunos e tiveram as aulas desta sexta-feira suspensas.

A Energisa informou que a queda de árvores, galhos, placas e outros objetos sobre a fiação provocou rompimento de cabos e danos em postes. Equipes trabalhavam nos reparos durante a noite, mas a empresa não informou quantos consumidores permaneciam sem energia no boletim divulgado às 21h30.

A concessionária orientou a população a manter distância de fios caídos ou rompidos. Ocorrências podem ser comunicadas pelo aplicativo Energisa On, pelo (67) 99980-0698 ou pelo 0800 722 7272.