ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vacinação contra gripe começa hoje em MS; Capital adia para amanhã

Por questões de logística foi necessário adiar em um dia o início da campanha em Campo Grande

Jhefferson Gamarra | 12/04/2021 06:20
Profissional da saúde preparando a dose do imunizantes (Foto: Henrique Kawaminami)
Profissional da saúde preparando a dose do imunizantes (Foto: Henrique Kawaminami)

A campanha nacional de vacinação contra a influenza, popularmente conhecida como gripe, inicia nesta segunda-feira (11), em todo Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a imunização será realizada a partir de terça-feira (13). Em todo o Estado a meta é vacinar 900 mil pessoas, número equivalente a 90% das pessoas que compõem o público-alvo.

A recomendação do Ministério da Saúde é para que a campanha da influenza tivesse início na segunda-feira (12), porém, com a estratégia adotada pela Secretaria de Saúde, para evitar aglomerações e para que os públicos de vacinação da influenza não se encontrem com a população que será vacinada contra a covid-19, serão definidos calendários exclusivos para a imunização do público-alvo, por isso foi necessário adiar em um dia o início da campanha.

“Alguns pontos de vacinação permanecerão vacinando exclusivamente covid e outros serão destinados para a aplicação de doses da Influenza. Os pontos maiores, como Drives e o Guanandizão terão portas exclusivas para cada uma das vacinas”, informou a superintendente de vigilância em saúde da Sesau, Veruska Lahdo.

No restante do estado, de acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a campanha seguirá o calendário oficial defino pelo Governo Federal e dividida em três fases.

A primeira fase da campanha será até 10 de maio, destinada a crianças, gestantes, mulheres que tiveram filho há pouco tempo, indígenas e trabalhadores de saúde. A segunda fase ocorrerá entre 11 de maio e 8 de junho e imunizará pessoas com mais de 60 anos e professores.

 A terceira etapa está prevista para 9 de junho a 9 de julho. Serão vacinadas pessoas com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, detentos e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.

Para Mato Grosso do Sul, Ministério da Saúde encaminhou em um primeiro lote, 124 mil doses da vacina contra a influenza, dessas 32.750 foram destinadas para a capital.

Nos siga no Google Notícias