ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Vai viajar? Veja dicas para ter viagem segura

Além das instruções, o Detran também anunciou o início da Operação Semana Santa

Por Geniffer Valeriano | 28/03/2024 09:50
Veículos trafegando por BR de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)
Veículos trafegando por BR de Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

De itens obrigatórios a imprevistos, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) dá dicas de como ter uma viagem segura durante o feriadão da Semana Santa. Além das instruções, o departamento também anunciou o início da Operação Semana Santa.

Conforme informado, a operação inicia nesta quinta-feira (28) e segue até a Páscoa, no domingo (31). O gerente da Gerência Especial de Fiscalização e Patrulhamento Rodoviário, Rubens Ajala, reforçou que motoristas e passageiros que forem viajar devem estar com seus documentos pessoais.

Rubens ainda orienta que sejam verificados os pneus dos veículos, assim como a realização da calibragem, o alinhamento e o balanceamento. Para ter melhor visibilidade e evitar acidentes, é recomendado que as borrachas do para-brisas sejam trocadas, caso estejam ressecadas, além da verificação do reservatório de água do limpador de para-brisas.

Outros itens que necessitam de atenção são as lâmpadas das setas, luzes de freio e faróis. Ainda é relembrado que ferramentas como macaco, chave de rodas e triângulo são obrigatórios. Também é reforçado que os triângulos devem ser posicionados a pelo menos 30 metros do veículo caso seja necessário usá-lo.

Para dias chuvosos, foi ressaltada a importância de ligar os faróis baixos. Em caso de emergência ou pouca visibilidade, a recomendação é parar no acostamento. Porém, ainda é dito que o correto é estacionar em um posto de combustível ou outro lugar seguro.

No caso em que o motorista escolha prosseguir a viagem, é dito para reduzir a velocidade e nunca ligar o pisca-alerta enquanto o carro estiver em movimento.

Enquanto nos casos em que o veículo sofre uma aquaplanagem, é recomendado tirar o pé do acelerador, mexer devagar no volante até que seja recuperado o controle da direção. Ainda é ressaltado que em nenhuma hipótese deve tentar frear diante dessa situação.

Operação - Em Campo Grande, a Operação Lei Seca será realizada de sexta-feira a domingo, do dia 29 ao dia 31. Durante os três dias, será realizado o Projeto Amigos do Parque, quando parte do Parque dos Poderes é fechado para a realização de práticas esportivas. O fechamento ocorrerá das 7h às 19h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias