Vínculo com conta do governo deixou sistema de ocorrências instável
Ocorrências foram registradas manualmente e não houve prejuízo de atendimentos
A Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) explicou que a queda no sistema Sigo, utilizado para registros de ocorrências policiais, foi provocada pela vinculação com a conta gov.br, do governo federal.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O sistema passou a exigir recentemente login e senha por meio da conta pessoal gov.br. No entanto, desde as 3h desta quarta-feira, o Sigo ficou fora do ar, impedindo o registro digital de ocorrências nas delegacias de plantão. Pela manhã, a página voltou a funcionar normalmente.
A reportagem do Campo Grande News esteve nas Depacs (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Cepol e Centro, e na Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). Na Depac Centro, investigadores afirmaram que o atendimento não foi paralisado e as ocorrências foram feitas manualmente. Nos locais, não havia pessoas aguardando para registrar ocorrências.
A conta gov.br é o cadastro digital que dá acesso, com um único login, a milhares de serviços do Governo Federal. Com ela, é possível consultar benefícios do INSS, declarar o Imposto de Renda, acessar o SUS, usar a Carteira Digital de Trânsito e se inscrever no Enem ou no Sisu, sem necessidade de múltiplos cadastros. Segundo o governo, além de centralizar os serviços, a conta garante mais segurança no acesso às informações pessoais e permite assinar documentos eletrônicos com validade jurídica.