ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Campo Grande 116 Anos

Manifestantes invadem desfile e reclamam de saúde para políticos

Caroline Maldonado e Filipe Prado | 26/08/2015 09:35
Manifestantes lembraram morte de homem com problemas cardíacos, horas depois de atendimento em posto da Capital (Foto: Fernando Antunes)
Manifestantes lembraram morte de homem com problemas cardíacos, horas depois de atendimento em posto da Capital (Foto: Fernando Antunes)

Cerca de 20 pessoas fizeram protesto reclamando da situação da saúde em Campo Grande. Os manifestantes invadiram o desfile, que começou as 8h30 com público de 20 mil pessoas, para chamar a atenção do prefeito Alcides Bernal (PP), que retornou ao cargo ontem (25), depois de um ano e cinco meses afastado.

Já em meio aos 6 mil participantes do desfile, as pessoas que protestavam foram contidas pela Polícia Militar. Com faixas e cartazes, eles ficaram aglomerados em um local determinado pelos policiais até serem atendidos pelo prefeito.

Bernal falou com os líderes do grupo e pegou os contatos para marcar uma reunião com o presidente da Associação das Vítimas de Erros Médicos de Mato Grosso do Sul, Valdemar Moraes de Souza, e as famílias que alegam ter perdido parentes por conta de atendimento precário nos postos de saúde da cidade. “Meu compromisso é com as coisas corretas. Vou conversar com eles e buscar soluções”, disse o prefeito. Em seguida, Bernal continuou acompanhando o desfile.

Segundo Valdemar, o grupo está confiante de que o prefeito cumprirá o prometido. “A saúde está precária, estamos buscando justiça. Acredito que o Bernal vai dar uma atenção especial para essa questão”, disse.

O protesto lembrou, em especial, a morte de um homem de 29 anos. “Ele morreu de infrato em casa, depois de ser atendido no posto da Vila Almeida. O rapaz morreu por conta do atendimento precário”, destacou. A família de Laudelino de Souza Mamedes, acionou a polícia depois da morte, há quase uma semana. Parentes afirmam que o médico que atendeu o paciente não esperou o resultado do exame para liberar o rapaz. Os exames confirmaram problemas cardíacos e o fato levantou a suspeita de negligência.

Greve dos médicos - Há 12 dias, os médicos da rede municipal fazem greve tentando, sem sucesso, negociar a normalidade no pagamento dos salários com o ex-prefeito Gilmar Olarte (PP).

Ontem (25), Bernal disse que fará um apelo à categoria para integrar uma força-tarefa e “salvar Campo Grande”. Os médicos exigem o pagamento dos salários em dia e a definição da data para a concessão do reajuste salarial. Essa é a terceira greve deste ano feita pelos médicos.

Manifestantes conseguiram falar com prefeito depois de contidos pela Polícia Militar (Foto: Fernando Antunes)
Manifestantes conseguiram falar com prefeito depois de contidos pela Polícia Militar (Foto: Fernando Antunes)
Nos siga no Google Notícias