ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Advogado diz que professores foram presos por engano

Redação | 19/06/2009 09:12

O advogado Arthur Koga, que defende os dois professores brasileiros presos por suspeita de desenvolverem pesquisa sem autorização no Pantanal, afirma que ocorreu um engano.

Segundo Koga, os pesquisadores Aguinaldo Silva e Fabrício Aníbal faziam estudo para uma tese de doutorado e coletavam amostras de barro e lama para analisar se a acomodação dos sedimentos interfere nas mudanças climáticas.

Koga explica que pesquisa semelhante é desenvolvida nos EUA (Estados Unidos da América) e no chaco argentino. Como existe um acordo de cooperação entre as universidades do Brasil e do Arizona, os três americanos se juntaram ao grupo brasileiro.

Entretanto, os estrangeiros estavam com visto apenas de turistas e não tinham autorização para fazer pesquisa no Brasil.

Os brasileiros foram detidos e liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 1.550,00. Já os americanos, Mark Andrew, Kelly Michael Went e Michael Mathew McGlue, continuam na sede da PF (Polícia Federal) de Corumbá.

Outro advogado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tenta garantir a liberdade dos três americanos.

Aguinaldo Silva é pesquisador do Campus Pantanal, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mas faz doutorado na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde também tem vínculo o outro brasileiro, Fabrício Aniubel Corradini. As instituições de ensino brasileiras têm pacto de cooperação com a universidade americana a qual os três são vinculados.

Nos siga no Google Notícias