A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

19/06/2009 09:12

Advogado diz que professores foram presos por engano

Redação

O advogado Arthur Koga, que defende os dois professores brasileiros presos por suspeita de desenvolverem pesquisa sem autorização no Pantanal, afirma que ocorreu um engano.

Segundo Koga, os pesquisadores Aguinaldo Silva e Fabrício Aníbal faziam estudo para uma tese de doutorado e coletavam amostras de barro e lama para analisar se a acomodação dos sedimentos interfere nas mudanças climáticas.

Koga explica que pesquisa semelhante é desenvolvida nos EUA (Estados Unidos da América) e no chaco argentino. Como existe um acordo de cooperação entre as universidades do Brasil e do Arizona, os três americanos se juntaram ao grupo brasileiro.

Entretanto, os estrangeiros estavam com visto apenas de turistas e não tinham autorização para fazer pesquisa no Brasil.

Os brasileiros foram detidos e liberados após pagamento de fiança no valor de R$ 1.550,00. Já os americanos, Mark Andrew, Kelly Michael Went e Michael Mathew McGlue, continuam na sede da PF (Polícia Federal) de Corumbá.

Outro advogado da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) tenta garantir a liberdade dos três americanos.

Aguinaldo Silva é pesquisador do Campus Pantanal, da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), mas faz doutorado na Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde também tem vínculo o outro brasileiro, Fabrício Aniubel Corradini. As instituições de ensino brasileiras têm pacto de cooperação com a universidade americana a qual os três são vinculados.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions