ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 36º

Meio Ambiente

Incêndio em áreas turísticas de Bodoquena chega ao 3º dia de combate

Relevo acidentado dificulta os trabalhos, que mobilizam bombeiros, brigadistas e moradores

Por Ketlen Gomes | 14/09/2025 14:48
Incêndio em áreas turísticas de Bodoquena chega ao 3º dia de combate
Fogo no Refúgio Canaã, uma das propriedades atingidas por incêndio que começou sexta-feira. (Foto: Arquivo Pessoal)

O incêndio florestal que atinge áreas turísticas de Bodoquena chegou ao terceiro dia neste domingo (14). O fogo começou na sexta-feira (12) em uma propriedade no Vale do Paraíso e já passou por pousadas, pela cachoeira Boca da Onça e áreas vizinhas, segundo relatos de moradores.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um incêndio florestal atinge áreas turísticas de Bodoquena, Mato Grosso do Sul, desde sexta-feira (12). O fogo, que começou em uma propriedade no Vale do Paraíso, já atingiu pousadas e a cachoeira Boca da Onça, causando significativo impacto ambiental e morte de animais. O combate às chamas é dificultado pelo terreno íngreme e de difícil acesso. Bombeiros e brigadistas do ICMBio trabalham no local com equipamentos manuais, já que viaturas não conseguem acessar a região. A temperatura de 37°C e a baixa umidade do ar agravam a situação.

De acordo com Rafael Ramalho, gerente do Refúgio Canaã, o incêndio começou a cerca de 700 metros da propriedade e se espalhou rapidamente. Ele contou que precisou da ajuda de visitantes para proteger a casa e o mirante. “O prejuízo financeiro não foi grande, mas o ambiental é muito alto. Muitos animais morreram”, lamentou.

O combate é dificultado pelo terreno íngreme e de difícil acesso. O tenente Ronaldo Machado explicou que as viaturas não conseguem entrar na região, o que obriga o uso de bombas costais e abafadores. A ação recebeu reforço do Departamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.

Por estar próxima da Serra da Bodoquena, a área também conta com o apoio de 20 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que atuam no controle das chamas perto do parque. “O foco agora é pequeno, mas está no topo do morro, o que dificulta o acesso”, afirmou o tenente.

Incêndio em áreas turísticas de Bodoquena chega ao 3º dia de combate
Durante a noite deste sábado, dava para perceber o fogo na serra, ao olhar para o céu. (Foto: Arquivo Pessoal)

O município registrou 37°C neste domingo, sob alerta de baixa umidade, condição que favorece a propagação do fogo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.