Incêndio em áreas turísticas de Bodoquena chega ao 3º dia de combate
Relevo acidentado dificulta os trabalhos, que mobilizam bombeiros, brigadistas e moradores

O incêndio florestal que atinge áreas turísticas de Bodoquena chegou ao terceiro dia neste domingo (14). O fogo começou na sexta-feira (12) em uma propriedade no Vale do Paraíso e já passou por pousadas, pela cachoeira Boca da Onça e áreas vizinhas, segundo relatos de moradores.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um incêndio florestal atinge áreas turísticas de Bodoquena, Mato Grosso do Sul, desde sexta-feira (12). O fogo, que começou em uma propriedade no Vale do Paraíso, já atingiu pousadas e a cachoeira Boca da Onça, causando significativo impacto ambiental e morte de animais. O combate às chamas é dificultado pelo terreno íngreme e de difícil acesso. Bombeiros e brigadistas do ICMBio trabalham no local com equipamentos manuais, já que viaturas não conseguem acessar a região. A temperatura de 37°C e a baixa umidade do ar agravam a situação.
De acordo com Rafael Ramalho, gerente do Refúgio Canaã, o incêndio começou a cerca de 700 metros da propriedade e se espalhou rapidamente. Ele contou que precisou da ajuda de visitantes para proteger a casa e o mirante. “O prejuízo financeiro não foi grande, mas o ambiental é muito alto. Muitos animais morreram”, lamentou.
- Leia Também
- Incêndio em área de pousada continua e combate chega a 24h
- Fogo atinge área de pousadas e avança rumo à Boca da Onça em Bodoquena
O combate é dificultado pelo terreno íngreme e de difícil acesso. O tenente Ronaldo Machado explicou que as viaturas não conseguem entrar na região, o que obriga o uso de bombas costais e abafadores. A ação recebeu reforço do Departamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros de Campo Grande.
Por estar próxima da Serra da Bodoquena, a área também conta com o apoio de 20 brigadistas do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que atuam no controle das chamas perto do parque. “O foco agora é pequeno, mas está no topo do morro, o que dificulta o acesso”, afirmou o tenente.

O município registrou 37°C neste domingo, sob alerta de baixa umidade, condição que favorece a propagação do fogo.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.