ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Agetran lança campanha de volta às aulas na Capital

Redação | 23/01/2009 14:53

A Agetran (Agência Municipal de Trânsito) de Campo Grande está lançando a campanha de volta às aulas. Na maioria das escolas, o ano letivo começa já no início do próximo mês e, diante disso, os agentes vão orientar a população, distribuindo um folder educativo com dicas para o transporte e trânsito dos alunos e pais nas ruas durante os horários de entrada e saída nas escolas.

A campanha tem como objetivo também que os pais transmitam bons exemplos aos filhos sobre transporte e trânsito, com respeito às regras de trânsito e evitando colocar em risco a segurança da sua família e de outras pessoas. Também estão previstas outras peças publicitárias, como cartazes.

Confira as dicas elencadas no folder educativo da Agetran:

- Programa-se para os horários de entrada e saída dos alunos,

- Evite permanecer muito tempo estacionado,

- Seja breve no embarque e desembarque,

- Embarque e desembarque na calçada,

- Respeite os limites de velocidade e os demais usuários da via,

- Crianças menores de 10 anos devem ser transportadas no banco traseiro e com cinto de segurança,

- Não estacione: em fila dupla, em local destinado ao transporte escolar, sobre a faixa de pedestre e em frente a guias rebaixadas.

O folder disponibiliza ainda recomendações úteis para transporte de crianças com segurança. Como tipo, posição de assento, peso e idade da criança:

- Bebê conforto ou conversível: até nove ou 13 quilos conforme recomendação do fabricante, ou até um ano de idade. Voltado para o vidro traseiro, com leve inclinação, conforme instruções do fabricante, de costas para o movimento, sempre no banco traseiro.

- Cadeirinha de segurança: de nove a 18 quilos, aproximadamente de um a quatro anos de idade. Posição: voltada para frente, na posição vertical, no banco traseiro.

- Assento de elevação ou "booster": de 18 a 36 quilos, aproximadamente de quatro a 10 anos de idade. Posição: no banco traseiro com cinto de três pontos.

Cinto de segurança de três pontos: acima de 36 quilos e no mínimo 1,45 metros de altura, aproximadamente 10 anos de idade. Até 10 anos de idade, no banco traseiro do carro, com cinto de três pontos.

Nos siga no Google Notícias