A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 20 de Agosto de 2018

12/12/2016 19:38

Alegando falta de consenso, coronel entrega comando da Funai em MS

Renato Sant'Anna foi nomeado em 10 de novembro, mas só conseguiu entrar no prédio da Funai no fim de novembro

Nyelder Rodrigues
Coronel Renato Sant'Anna foi nomeado ao cargo de Coordenador Regional da Funai há um mês apenas (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)Coronel Renato Sant'Anna foi nomeado ao cargo de Coordenador Regional da Funai há um mês apenas (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)

O coronel reformando do Exército Brasileiro, Renato Vida Sant'Anna, assinou nesta segunda-feira (12) o pedido de exoneração do cargo de coordenador regional da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Mato Grosso do Sul. Ele alega que o motivo da saída é a falta de consenso sobre seu nome entre as lideranças indígenas.

"Vi que não tinha jeito e que essa disputa ia persistir durante muito tempo", comenta o coronel ao comentar sobre o pedido, um mês após ter sido nomeado - em 10 de novembro - no cargo, ato que gerou protestos realizados por índios de todo o Estado, inclusive, com a ocupação da sede da Funai em Campo Grande.

Sant'Anna ainda complementa que colou o cargo a disposição da direção da Funai pois sabe que a rejeição ao seu nome continuará, prejudicando o serviço interno e externo do órgão. "É pressão externa, de grupos. Quem está lá dentro [da Funai] quer trabalhar, produzir", frisa o coronel.

Agora o futuro da Funai em Mato Grosso do Sul fica nas mãos de Brasília (DF), que ainda não tem definição sobre o novo comandante e sofre pressão para colocar na coordenação um nome indicado pela maioria dos caciques, ao invés de alguém que, no entendimento do governo, represente neutralidade. A situação é alvo de críticas do atual coordenador.

"Eles [indígenas] querem que o coordenador seja partidário de um lado ou outro. Tem que assumir um lado, não pode ser uma pessoa neutra. Essa disputa de partidos também envolve indígenas. É a disputa por espaço, por poder", frisa Sant'Anna.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions