ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Anvisa proíbe importação de insumo de xarope que intoxicou crianças

Bruno Chaves | 04/10/2013 13:58

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou, no Diário Oficial da União, nesta sexta-feira (4), resolução determinando a suspensão da importação, distribuição, comércio e uso do insumo farmacêutico ativo Dextrometorfano, encontrado no xarope Mentovick, que intoxicou pelo menos 11 crianças em Mato Grosso do Sul e 16 no Paraguai.

De acordo com a resolução, o princípio ativo é fabricado pela empresa Konduskar Laboratories Private Limited, localizada em Kilhapur, na Índia.

O xarope que causou reações adversas em crianças na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai é fabricado no país vizinho e utiliza o insumo importado do laboratório indiano. O medicamento não tem registro no Brasil e a suspensão da Anvisa considerou o alerta sanitário emitido pela Vigilância Sanitária de MS e informações da reunião do Comitê Interfronteira realizado em Ponta Porã.

Antes de determinar a suspensão da importação, distribuição e uso do medicamento, a agência emitiu alerta, no dia 27 de setembro, para o risco de intoxicação causada pelo consumo do medicamento. O xarope fabricado no Paraguai envenenou crianças em Dourados e Ponta Porã.

Na primeira cidade, cinco crianças, duas procedentes de Ponta Porã, foram internadas na UTI do Hospital Universitário em estado grave com insuficiência respiratória aguda, cianose (lábios arroxeados) e sonolência. Outras duas crianças chegaram a óbito.

Já em Ponta Porã, foram três casos envolvendo crianças que consumiram medicamento Mentovick a base de Dextrometorfano. As vítimas apresentaram quadro de insuficiência respiratória, dispnéia e cianose. Os casos são investigados pela vigilância epidemiológica.

Óbitos – O secretário de Saúde de Ponta Porã, Eduardo dos Santos Rodrigues, descartou a intoxicação por Dextrometorfano como a causa dos dois óbitos. Segundo Eduardo, as mães das duas crianças que morreram afirmaram que os filhos não ingeriram o xarope. De acordo com o secretário, a primeira criança faleceu de broncopneumonia e a segunda de infecção generalizada.

Nos siga no Google Notícias